Durante a sessão desta quinta-feira (18) na Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), os deputados analisaram e aprovaram Propostas de Emenda à Constituição (PECs) e rejeitaram matérias relacionadas a vetos governamentais. As discussões envolveram o reconhecimento de carreiras públicas, direitos de pessoas com deficiência e a avaliação de vetos a políticas de saúde e inclusão social.
A PEC nº 11/25 acrescenta o artigo 181-A à Constituição de Roraima e institui o sistema socioeducativo em Roraima. A matéria, que dispõe sobre a carreira de agente socioeducativo, foi aprovada em primeiro turno por 15 votos favoráveis.
“Agradeço à Procuradoria-Geral da Casa e à Comissão de Constituição pelo trabalho frente a essa importante PEC. Quero parabenizar essa categoria que há anos pede por essa nomenclatura que já existe Brasil afora. Hoje, os agentes socioeducativos estão tendo uma vitória aqui no Parlamento”, destacou o deputado Rarison Barbosa (PMB), um dos autores do texto.
Já a PEC nº 12/25 dá nova redação ao artigo 20-D da constituição e alinha a legislação estadual ao texto da Constituição Federal, com foco no reconhecimento da carreira fazendária. A proposta foi aprovada por 19 votos favoráveis em primeiro turno.
“Ao longo de todo o ano de 2025, trabalhamos para alinhar a Constituição Estadual ao que já emana da Constituição Federal, reconhecendo a carreira fazendária como típica de estado. É uma luta justa, meritória e antiga, e agora estamos dando o devido reconhecimento e valor a essa carreira fundamental para Roraima”, afirmou o autor da matéria, deputado Marcos Jorge (Republicanos).
Em segundo turno, foi aprovada ainda, por 16 votos favoráveis, a PEC nº 4/22, de autoria da deputada Catarina Guerra (União) e de outros parlamentares. A proposta acrescenta o artigo 20-J à Constituição Estadual, ao vedar tratamento remuneratório diferenciado entre servidores com cargos de idênticas atribuições e responsabilidades no mesmo poder ou órgão.
Na PEC nº 1/25, de autoria da deputada Catarina Guerra (União) e de outros deputados, foi acrescentado o artigo 172-A à Constituição de Roraima, instituindo o Censo das Pessoas com Deficiência. Aprovada por 18 votos favoráveis em primeiro turno, a proposta prevê a coleta periódica de dados quantitativos e qualitativos para subsidiar políticas públicas voltadas a esse público.
Rejeição a vetos governamentais
Na mesma sessão, os deputados rejeitaram vetos governamentais e mantiveram a literalidade dos Projetos de Lei (PL). O veto parcial ao PL nº 06/2024, que institui o Estatuto da Pessoa com Obesidade no Estado de Roraima teve 15 votos pela rejeição.
“É o primeiro estatuto da pessoa com obesidade do Estado de Roraima. A obesidade é uma doença crônica, ‘mãe’ de várias outras doenças, como diabetes, hipertensão e câncer. Peço que os colegas nos ajudem a derrubar esse veto, pois trata-se de uma política pública essencial”, defendeu o deputado Dr. Cláudio Cirurgião (União), autor da proposta.
Foi analisado também o veto parcial PL nº 152/2024, que institui a Política de Prevenção e Combate ao Câncer de Ovário na rede pública estadual de saúde. O texto é de autoria da deputada Aurelina Medeiros (Progressistas), sendo o veto rejeitado por 16 votos.
A Casa também apreciou o veto total ao PL nº 051/2025, de autoria do deputado Isamar Júnior (Podemos), que cria o Programa de Capacitação em Libras para familiares de pessoas surdas. A mensagem governamental de veto foi derrubada por 17 votos.
Também foi rejeitado por 15 votos, o veto parcial ao PL nº 191/2025, que institui o Dia Estadual da Conscientização sobre as Hérnias e Doenças da Parede Abdominal.
“Novamente, o governador vetou uma matéria muito importante. Recebemos recentemente cirurgiões de todo o Brasil que realizaram cirurgias voluntárias de hérnias em Roraima, sendo este projeto uma ação de conscientização e saúde pública”, defendeu o autor da matéria, deputado Dr. Cláudio Cirurgião (União).
Por fim, o veto parcial ao PL nº 12/2025, que institui a Política Estadual de Moradia Assistida para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), também foi rejeitado por 14 votos. O texto é de autoria do deputado Isamar Júnior.
Acompanhe as ações do Legislativo
Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.
Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.
Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr
Texto: Anderson Caldas
Fotos: Nonato Sousa
SupCom ALE-RR





