Pular para o conteúdo

POLÍTICA PÚBLICA
Parlamento aprova projeto de prevenção à gravidez na adolescência

Dados da Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde – Painel de Monitoramento de Nascidos Vivos, do Ministério da Saúde, revelam que, em 2025, Roraima registrou o nascimento de 93 bebês de mães com até 14 anos de idade e mais 1.301 de adolescentes entre 15 e 19 anos. Em 2024, os números também foram expressivos:144 meninas e 2.135 jovens se tornaram mães no estado.

Essas informações mostraram a necessidade de se reforçar as ações preventivas e de orientação às famílias. Nesse contexto, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) aprovou nesta quinta-feira (18), em sessão ordinária, o Projeto de Lei nº 141/2025, apresentado pelo deputado Dr. Claudio Cirurgião (União) para criação da “Política Estadual de Prevenção, Conscientização, Cuidados e Acompanhamento da Gravidez na Adolescência em Roraima”. A proposta prevê a realização de ações em diferentes áreas, como saúde, educação, assistência social, juventude e direitos humanos, conforme estabelece o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

O que diz o PL

A proposta busca a integração entre instituições públicas e privadas para fortalecer campanhas de prevenção e acompanhamento de mães adolescentes no estado, bem como envolver as famílias e a comunidade nesse processo. O objetivo é reduzir o alto índice de gravidez na adolescência, promover uma educação sexual adequada para cada faixa etária, garantir um atendimento humanizado às grávidas, incentivar a permanência da jovem na escola e capacitar profissionais, entre outras medidas.

Conforme o parlamentar, em justificativa, a proposta segue os parâmetros do Plano Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência (Lei Federal nº 13.798/2019). “A proposta respeita a autonomia do Executivo, promove a participação da sociedade civil e fortalece os vínculos familiares e comunitários. Além disso, a política incentiva a permanência da adolescente na escola, com suporte psicossocial e garantia de direitos fundamentais”, ressaltou Cirurgião, no documento.

Acompanhe as ações do Legislativo

Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.

Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.

Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.

Texto: Yasmin Guedes Esbell

Fotos: Jader Souza / Nonato Sousa

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas