A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) mantém dez programas sociais permanentes, coordenados pela Superintendência de Programas Especiais, conforme a Resolução nº 029/2021. As iniciativas fortalecem a presença do Parlamento junto à população, com atendimento direto a mulheres, crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, consumidores e outros grupos sociais, tanto na capital quanto no interior do estado.
Entre os destaques está o Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), que atende cerca de 6 mil pessoas com atividades gratuitas nas áreas de esporte, cultura, educação, lazer e formação cidadã, além do Parlamento Jovem Roraimense. A iniciativa permanente atende a capital Boa Vista e os municípios de Alto Alegre, Amajari, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Normandia, Rorainópolis e São Luiz do Anauá.
Um dos exemplos do impacto do programa é a história de Valentina Portela, de 6 anos, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No CCJuv, ela encontrou um espaço de inclusão e desenvolvimento por meio do balé, atividade que contribuiu significativamente para sua interação social e autoestima.
“Ela evoluiu muito. O balé a deixou mais confiante, mais leve e comunicativa. É um programa essencial, e sou muito grata ao trabalho da Assembleia Legislativa”, afirmou a mãe, Gizelda Portela.
Atualmente, a Assembleia mantém programas como o CCJuv, a Escola do Legislativo (Escolegis), a Secretaria Especial da Mulher – que inclui o Chame e o Centro Reflexivo Reconstruir –, o Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, o Programa Fiscaliza, o Procon Assembleia, o Centro de Apoio aos Municípios (CAM), o Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), o Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem) e o Programa de Bem-Estar Animal.
Criado para crianças, jovens e adultos, o CCJuv está presente na capital e em municípios do interior e oferece modalidades como balé, danças, teatro, música, artes marciais e esportes coletivos. Em 2025, o programa também passou a ofertar atendimentos psicológicos e odontológicos, ampliando o cuidado integral com os alunos.
Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), os programas sociais reforçam o compromisso do Parlamento com a população.
“São ações que garantem acesso ao lazer, à cultura e ao esporte, promovendo cidadania e qualidade de vida. O CCJuv cumpre um papel essencial na formação de crianças e jovens em todo o estado”, destacou.
Informações sobre vagas e modalidades podem ser obtidas pelo Call Center da Assembleia Legislativa, pelo telefone 0800 006 0670.
Acompanhe as ações do Legislativo
Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.
Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.
Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.
Texto e fotos: SupCom ALERR





