A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), por meio da Secretaria Especial da Mulher (SEM), realizou na manhã desta sexta-feira (9) a primeira reposição do ano do estoque de perucas destinadas a instituições que atendem pacientes oncológicos no estado. A ação contemplou o Centro Oncológico de Roraima (Cecor) e o Hospital de Amor e tem como objetivo acolher mulheres que enfrentam a perda de cabelo durante o tratamento contra o câncer, além de incentivar a doação de mechas para a produção de novas perucas.
A iniciativa integra o projeto “Mechas de Esperança”, desenvolvido pela Secretaria Especial da Mulher, que arrecada cabelos naturais para transformá-los em perucas destinadas a pacientes em tratamento oncológico. Além de contribuir para o bem-estar físico, a ação atua diretamente no fortalecimento da autoestima e da dignidade das mulheres atendidas pelas instituições parceiras.
A servidora da secretaria, Rayza Fialho, destacou que esta foi a primeira entrega de 2026 das perucas confeccionadas a partir das doações arrecadadas pelo projeto.

“A gente recebe as mechas de cabelo por meio dessa campanha, tanto de pessoas que conhecem o projeto pelas redes sociais quanto de parceiros como o Hospital de Amor e o Cecor. Esse material é enviado para o Estado de Santa Catarina, onde as perucas são confeccionadas, e depois fazemos a entrega às instituições”, explicou.
Segundo Rayza, nesta primeira ação do ano foram entregues 10 perucas — seis destinadas ao Cecor e quatro ao Hospital de Amor — priorizando o atendimento imediato às pacientes.
“O acesso é simples, não tem burocracia. A paciente pode procurar o hospital ou a instituição parceira, escolher a peruca que gostar e levar. Caso queira devolver depois, a gente faz a higienização para repor no estoque, mas se preferir ficar com ela, a peruca passa a ser da paciente”, afirmou.
A funcionária do Centro Oncológico de Roraima, Brenda Alves, ressaltou o impacto positivo da iniciativa na autoestima das mulheres que passam pela perda de cabelo durante o tratamento oncológico.

“A perda do cabelo mexe muito com a autoestima, mas quando elas veem que podem escolher uma peruca, de forma gratuita, a reação é de muita alegria. Algumas querem levar até duas para mudar o visual. É um projeto muito bonito, que começou no ano passado e que agora cresce cada vez mais, inclusive com o aumento da procura”, frisou.
Pontos de coleta do projeto “Mechas de Esperança”
Quem deseja doar cabelo natural pode entregar as mechas nos pontos de coleta mantidos pela Secretaria Especial da Mulher. “Cada doação faz muita diferença na vida dessas mulheres”, afirmou Rayza Fialho.
Pontos de coleta em Boa Vista
- Sede da Assembleia Legislativa: Praça do Centro Cívico, 202, Centro;
- Secretaria Especial da Mulher: Avenida Santos Dumont, 1470, Aparecida;
- Hospital de Amor: Avenida Via das Flores, 1560, Pricumã;
- Liga Roraimense de Combate ao Câncer: Avenida Ville Roy, 4706, Aparecida;
- Centro Oncológico de Roraima: Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3497, Mecejana.
Ponto de coleta em Rorainópolis
- Secretaria Especial da Mulher: Avenida Dra. Yandara, 3058, Centro.
Texto: Anderson Caldas
Fotos: Alfredo Maia
SupCom ALE-RR





