Pular para o conteúdo

CONTRA MAUS-TRATOS
Bem-Estar Animal mobiliza sociedade em ato público em Roraima

O Programa do Bem-Estar Animal, vinculado à Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), promoveu, na noite desta segunda-feira (2), uma mobilização na Praça Fábio Marques Paracat, em Boa Vista, em defesa da causa animal e no combate aos maus-tratos registrados no estado e em diferentes regiões do país.

 

A ação contou com a presença do deputado estadual Marcinho Belota (PRTB), presidente do Programa do Bem-Estar Animal e defensor da causa animal em Roraima. Ele relembrou casos registrados no estado e em outras regiões do país, ressaltando o sentimento de indignação diante de punições brandas e do recorrente descumprimento das leis.

 

Presidente do Programa do Bem-Estar Animal, vinculado à ALERR, deputado Marcinho Belota, reforça o sentimento de revolta ao ver situações de maus-tratos em todo país

“Tem horas que a gente pensa que está enxugando gelo. A gente faz um trabalho, é muito cansativo, é muito difícil e, mesmo assim, as leis muitas vezes não são cumpridas. Então, a população chegou ao ponto de falar: não dá mais! A gente tem que fazer um movimento para chamar a atenção do poder público e do Judiciário, para que somente faça cumprir a lei. É somente isso”, afirmou o parlamentar.

 

O ato reuniu organizações não governamentais, protetores independentes, tutores e apoiadores da causa animal. Entre os participantes esteve a presidente da Associação de Protetores Independentes de Roraima (APIRR), Kelli Batista, que destacou o caso recente do cão comunitário Orelha, em Florianópolis (SC), encontrado gravemente ferido e que não resistiu. A investigação aponta que o animal foi vítima de agressão, com possível envolvimento de adolescentes, reacendendo o debate sobre a efetividade das punições para crimes dessa natureza.

 

Presidente da APIRR fala sobre a luta por mais visibilidade da causa animal e o combate à violência no estado
Presidente da APIRR fala sobre a luta por mais visibilidade da causa animal e o combate à violência no estado

“Pelo que eu fiquei sabendo, ele já vivia na praia há dez anos, era um animal super dócil. Não foi uma maldade, foi uma crueldade mesmo que fizeram com ele. E a gente está aqui por ele, por todos os outros que já foram e que ainda vão vir”, ressaltou.

 

Kelli Batista reforçou ainda a importância do engajamento coletivo na defesa dos animais e destacou que a luta contra os maus-tratos deve envolver toda a sociedade. “A gente precisa que as pessoas olhem para os animais de rua, olhem pelos animais abandonados”, completou. 

 

Também participou do ato o estudante de Medicina Veterinária Luan Alex Weyl, que destacou sua ligação com coletivos da causa animal e a realização de resgates que costuma fazer. Ele reforçou o sentimento de revolta diante da impunidade e a expectativa de que, no futuro, as penalidades sejam mais rigorosas.

 

Estudante Luan Alex Weyl destaca a importância de dar voz a quem não consegue falar

“A nossa lei, ela não é estática, né? Ela vem mudando. Originalmente não existia os maus-tratos, hoje em dia já existe. E a gente vê que ainda está insuficiente da forma como está, por conta desse senso de impunidade que as pessoas têm de achar que podem fazer isso com o bichinho. Por ele não poder falar que a pessoa que faz isso não vai ser punida? Eu sou estudante ainda, mas eu entendo esse meu papel. Os animais sentem dor e medo”, frisou.

 

Atuação da ALERR assegura suporte diário à causa animal

 

Além de promover ações de conscientização, o Programa do Bem-Estar Animal da ALERR oferece suporte diário a protetores e tutores em Roraima, com atendimento gratuito a cerca de 150 pessoas por dia. Segundo o deputado Marcinho Belota, a iniciativa tem como objetivo fortalecer a proteção animal e apoiar diretamente quem atua na causa no estado.

 

“Hoje, por exemplo, foram castrados 50 animais. É uma média de 40 a 50 animais diário que a gente castra. E atendemos uma média de 150 pessoas que vão lá fazer o cadastro, nós temos castração agendada até dezembro de 2026. A procura é muito grande. A gente está tentando aumentar a quantidade para 100 por dia, aí vai melhorar com certeza”, disse.

 

 

Sobre o Programa do Bem-Estar Animal

 

Vinculado à Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa de Roraima, o Programa do Bem-Estar Animal foi criado em fevereiro de 2025 com o objetivo de oferecer serviços gratuitos de castração de cães e gatos, contribuindo para o controle populacional, o combate ao abandono e aos maus-tratos.

 

Instituído por meio da Resolução Legislativa nº 07/2024, o programa estabelece diretrizes voltadas a campanhas educativas, atendimento veterinário e políticas de proteção aos direitos dos animais. A iniciativa é presidida pelo deputado estadual Marcinho Belota.

 

Principais serviços:

• Castração gratuita

• Microchipagem

• Atendimento veterinário, com exames básicos

• Campanhas de conscientização sobre proteção e bem-estar animal

 

Atendimento
Para acesso aos serviços, o tutor deve apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e dados do animal. Informações podem ser obtidas pelo telefone (95) 99163-2158.
A unidade funciona na avenida Mário Homem de Melo, nº 191, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

 

Acompanhe as ações do Legislativo

Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.

Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.

Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.

 

Texto: Monica Gizele

Fotos: Nonato Sousa

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas