Na manhã desta quarta-feira (5), a Assembleia Legislativa (ALERR) realizou uma Sessão Especial para a entrega da Comenda Orgulho de Roraima. A solenidade ocorreu no plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, a pedido do deputado Renato Silva (Podemos), que presidiu a sessão, e contou com a presença de autoridades, policiais e familiares dos homenageados.
A honraria foi concedida ao superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Roraima, Marcelo Aguiar da Silva, e ao delegado da Polícia Civil, Fernando Bruno de Souza. Os decretos legislativos que concederam a comenda foram apresentados pelo deputado Renato Silva.

“Me sinto muito honrado de fazer essa homenagem a esses dois homens que representam de fato suas instituições com muito orgulho. A PRF exerce um trabalho exemplar, com a proteção das fronteiras e de todo o nosso estado. Nossas fronteiras vivem uma realidade totalmente diferente e, diariamente, vemos os resultados desse trabalho através da imprensa. Em relação ao ‘doutor’ Fernando, a Polícia Civil, nove anos atrás, era um caos. Hoje, são novas delegacias, equipamentos, viaturas, uma estrutura física e administrativa mais moderna”, ressaltou o parlamentar.
O superintendente Marcelo Aguiar da Silva disse estar honrado em receber a comenda e estendeu a homenagem a toda a instituição policial. Segundo ele, a PRF cresceu nos últimos anos e novas obras, já em andamento, devem ampliar ainda mais a presença da polícia rodoviária em Roraima.

“Quero agradecer o reconhecimento da nossa instituição. Gostaria de agradecer à minha família, os meus pais que me ensinaram os valores que detenho. Não é fácil [ser gestor de uma instituição policial], exige muito do profissional, e a presença da minha família, da minha esposa, meus filhos, o apoio de cada um deles, é a condição necessária para que a gente possa tocar esse trabalho com empenho e dedicação, que gera, naturalmente, ausência e afastamento. Essa comenda é da PRF”, discursou Aguiar.
Já o delegado Fernando Bruno agradeceu a homenagem e lembrou que são mais de 20 anos de atuação na Polícia Civil. Ele recordou que trabalhou em diferentes municípios e que, em Rorainópolis, a delegacia chegou a funcionar em uma borracharia. Hoje, segundo afirmou, a realidade é diferente, com estrutura moderna e preparada para atender a população.

“Sou um delegado que fica na frente, recebe a população, conversa com cada um, com os custodiados, os presos. Precisamos ser duros, mas precisamos ser humanos. Agradeço a todos os policiais. Eu não quero sair da linha de frente, porque é lá que aprendemos as coisas, aprendemos a ser humanos, aprendemos a ser humildes. Não sou nascido aqui, mas Roraima me fez aprender muito e tenho orgulho disso. Nosso trabalho é ir à rua, nosso patrão é o povo, e buscamos fazer o nosso melhor. Estou muito feliz por essa homenagem”, externou emocionado.
Maior honraria da casa
A Comenda Orgulho de Roraima foi criada pela Resolução nº004/2004 e é concedida àquelas pessoas físicas ou jurídicas que, pela atuação no estado ou no então Território Federal de Roraima, se tornaram para a população símbolo e referência. Milhares de pessoas já foram agraciadas com a comenda, que é a mais conhecida da Casa Legislativa.
Acompanhe as ações do Legislativo
Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.
Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.
Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.
Texto: Josué Ferreira
Fotos: Marley Lima / Nonato Sousa
SupCom ALERR





