Yonny Pedroso

Nome: Yonny Pedroso da Silva

Data de Nascimento: 27/09

Naturalidade: Alto Alegre – RR

Formação: Letras e Psicologia

Partido: PL

 

YONNY PEDROSO

8ª Legislatura (2019-2022)
Yonny Pedroso nasceu em Alto Alegre (RR). A empresária foi eleita pela primeira vez para exercer o cargo de deputada estadual pela coligação Roraima Não Pode Parar, com 5.872 votos, sendo a mulher mais votada. A parlamentar é do partido PL (Partido Liberal), trabalha em todas as áreas, com destaque para o fortalecimento das políticas voltadas às mulheres. É formada em Letras e Psicologia, casada e mãe de uma menina.
No biênio 2021-2022, é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Minorias e Legislação Participativa. Também é vice-presidente da Comissão de Minas e Energia.
TRAJETÓRIA LEGISLATIVA
Yonny Pedroso é autora de 26 leis aprovadas e uma emenda constitucional, principalmente na área da Saúde e no combate à violência doméstica contra a mulher. A Lei nº 1.486 proíbe a contratação de pessoas condenadas pela Lei Maria da Penha para cargo em comissão em órgãos públicos. Para incentivar a doação de sangue, podemos citar a Lei nº 1.361, instituindo a Campanha Junho Vermelho, para estimular a doação de sangue em Roraima.