Conteúdo em atualização.

O que são Comissões Permanentes?  

As comissões permanentes são órgãos técnicos com a responsabilidade de discutir e apreciar projetos de lei, emendas e outras proposições, antes da votação em Plenário. Podem ainda convidar ou convocar autoridades públicas para prestar esclarecimentos e realizar audiências públicas.

 

Quantos membros compõem as Comissões? 

Cada comissão é composta por até cinco deputados, tendo um presidente, um vice-presidente e três membros. Apenas a comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ) tem sete integrantes.

A Assembleia Legislativa de Roraima possui quantas Comissões? 

A Assembleia Legislativa de Roraima tem 22 comissões permanentes. Recentemente, houve a inclusão das comissões de Minas e Energia, e de Defesa e Proteção aos Direitos dos Animais, criadas após aprovação de Resolução Legislativa em 2019.

Como os projetos são analisados pelas Comissões? 

Quando o projeto de lei chega à Assembleia Legislativa de Roraima, primeiramente, é analisado pela comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ). Essa é a comissão mais importante na Casa Legislativa, pois analisa todos os projetos de lei antes de serem votados, verificando as matérias conforme os aspectos constitucional, legal, jurídico e técnico legislativo. Cabe ao presidente dessa comissão escolher e incluir os projetos que farão parte da pauta, assim como definir os relatores.

As matérias com parecer favorável dos membros seguem para as comissões temáticas, ou seja, se o projeto trata de medidas de prevenção contra o câncer, será encaminhado para a comissão de Saúde.  Após isso, a matéria pode entrar na ordem do dia para ser votada na sessão plenária.

 

As Comissões da Assembleia Legislativa de Roraima são definidas no Regimento Interno, Seção II – Das Comissões Permanentes e Sua Competência. Veja aqui.