Masamu Eda tem 34 anos, é natural de Boa Vista – RR e pai do Alexandre Eda. É bacharel em Direito, jornalista, tecnólogo em Marketing, tem MBA em Gestão de Pessoas, técnico em Transações Imobiliárias e, atualmente, está cursando Sociologia, pós-graduação em Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas, e mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação.

Trabalhou como apresentador de rádio e tv, assessor administrativo no Ministério Público de Contas de Roraima (MPC/RR), assessor parlamentar na Câmara Municipal de Boa Vista e atuou na área de comunicação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RR).

Nas eleições de 2018, o parlamentar obteve 3.884 votos, ficando como suplente no pleito. No dia 19 de outubro de 2022, foi empossado para o seu primeiro mandato como deputado estadual, assumindo a vaga do deputado Neto Loureiro (PMB), que teve o diploma cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por fraude à cota de gênero nas eleições de 2018. Por ser pai de um filho com deficiência, a sua principal bandeira é a acessibilidade e a inclusão social de crianças com dificuldades e limitações físicas, principalmente na área da educação.