Pular para o conteúdo

FRANCISCO SALES GUERRA NETO

FRANCISCO SALES GUERRA NETO

6ª LEGISLATURA

PRIMEIRO E SEGUNDO PERÍODOS LEGISLATIVO – 2011/2014

Nascido em Boa Vista, Roraima, é filho de José Vieira de Sales Guerra e Izabel Alves de Lima, casado com Eliana Palermo Guerra e pai de três filhos: José Vieira de Sales Guerra Neto, Laura Palermo Guerra e a deputada Estadual Catarina Guerra. Técnico em mecânica retificadora e Bacharel em Teologia, foi deputado estadual constituinte pelo Partido da Renovação Nacional (PRN) em janeiro de 1991.

 

Guerra presidiu a Assembleia Legislativa de 2011 a 2014. Implantou o Centro de Apoio às Câmaras Municipais (CAC) que, anos depois, se transformou no Centro de Apoio aos Municípios (CAM), disponibilizando assessoramento técnico às prefeituras e câmaras do interior. No ano de 2013, deu posse aos servidores aprovados no concurso de 2010.

Na 1ª legislatura, criou a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa. Esteve à frente das causas que envolveram prisões ilegais, extorsões, constrangimentos e maus-tratos aos cidadãos roraimenses. Uma atuação que contabiliza 60 viagens à Venezuela, Guiana Francesa, Guiana Inglesa e Suriname, e quase 1.000 roraimenses repatriados. O trabalho rendeu-lhe a Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, uma das mais altas homenagens às pessoas e entidades que se destacaram na defesa, promoção, enfrentamento e combate às violações dos Direitos Humanos no país.

Em 2014, tomou posse como governador interino após cassação de Chico Rodrigues.