Pular para o conteúdo

FLÁVIO DOS SANTOS CHAVES

1-1-Flavio-Chaves

FLÁVIO DOS SANTOS CHAVES

1ª LEGISLATURA

PRIMEIRO PERÍODO LEGISLATIVO – 1991-1992

Natural de Boa Vista, Roraima, filho de Luiz Canuto Chaves e Maria Necy dos Santos Chaves, Técnico em Estradas e formado em Ciências Contábeis. Casado com Márcia Maria Carneiro Chaves e pai de Raphael e Rodrigo. Tomou posse como deputado estadual constituinte pelo Partido da Frente Liberal (PFL) em janeiro de 1991 e foi eleito o primeiro presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima, comandando a Mesa Diretora do Poder Legislativo no biênio 1991/1992.

Presidiu também a Assembleia Constituinte entre abril e dezembro de 1991. Nesse período, deputados e sociedade, por meio dos segmentos organizados, passaram a discutir a Constituição do Estado. A Assembleia Legislativa Estadual deslocou-se para todos os municípios, realizando sessões especiais itinerantes, reuniões e debates que serviram para fazer uma radiografia do Estado e conhecer suas necessidades, com o objetivo de elaborar propostas para a Carta Magna que tivessem a cara do povo roraimense.

Foi o primeiro momento de aproximação entre a Assembleia e o cidadão, culminando com a promulgação da Constituição Estadual, pelo presidente, deputado constituinte Flávio Chaves, em 31 de dezembro de 1991, com 184 artigos.