Pular para o conteúdo

ROSA DE ALMEIDA RODRIGUES

ROSA DE ALMEIDA RODRIGUES

1ª Legislatura (1991-1994) – 2ª Legislatura (1995-1998) – 3ª Legislatura (1999-2002)

A deputada constituinte Rosa de Almeida Rodrigues foi eleita deputada estadual aos 42 anos de idade pelo (PSDB). É técnica em contabilidade e empresária do setor de combustíveis. Natural de Caraúnas- RN, chegou a Boa Vista em 1954.

Na 2ª legislatura (1995-1998), Rosa Rodrigues foi reeleita com 1.386 votos. Nesse período, atuou como vice-presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Roraima e presidiu as Comissões Especiais de Emancipação de Pacaraima e Amajari. Foi membro da Comissão Permanente de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle, juntamente com as deputadas Aurelina Medeiros e Zenilda Portella, que organizaram o grupo parlamentar “G-3 – Ação e Trabalho”, executando trabalhos voltados à mulher. A parlamentar também teve como bandeira a campanha permanente de combate ao fogo no lavrado.

Já na 3ª legislatura (1999-2002), alcançou 1.522 votos. Como parlamentar, projetou a Casa do Estudante em Boa Vista e idealizou o Conselho Estadual da Mulher. Estruturou a Comissão de Defesa do Consumidor, da Mulher e da Criança.

TRAJETÓRIA LEGISLATIVA

A jornada da parlamentar é marcada pela autoria de 14 leis. A maior parte das medidas são para defender os direitos da pessoa com deficiência, idosos, crianças e adolescentes. Na área da acessibilidade, podemos destacar a Lei nº 092, que obriga a inclusão nas plantas arquitetônicas de bens públicos estaduais, de áreas de acesso e circulação para pessoas com deficiência física. Outra lei é a nº 027, que garante atendimento às pessoas com deficiência, gestantes e idosos acima de 60 anos, nos estabelecimentos públicos estaduais como hospitais e laboratórios.