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O Procon da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) encerrou, nesta sexta-feira (26), a campanha de conscientização e orientação aos consumidores no ‘Dia D’ da Black Friday. As ações foram intensificadas com equipes de técnicos circulando nos dois shoppings da capital. O objetivo é proteger e alertar a população para a garantia das melhores ofertas e descontos na compra dos produtos.
Muitos consumidores esperam a temporada de liquidações para comprar e garantir descontos. O cantor Eliakim Rufino tirou a tarde livre para aproveitar os saldões. “Eu estou achando legal, tem muito produto em oferta e estou comprando os presentes de Natal. Acho uma boa ideia antecipar a compra para poder ganhar mais descontos”, afirmou.
Teve também quem encontrou mercadorias mais caras do que normalmente. A estudante Maria Camacho Corredores saiu frustrada das lojas por onde andou. “Sinceramente, não achei os preços convidativos como foi anunciado. Em 2019, eu gastei muito menos”, reclamou.
A insatisfação da estudante é legítima, segundo a diretora do Procon, Mileide Sobral. “Muitas lojas não aderiram às promoções. Na internet vemos uma adesão maior, com descontos variados, até mesmo antes da Black Friday”, explicou.
Nas abordagens aos clientes, as equipes distribuíram panfletos informativos com dicas e orientações quanto às principais dúvidas e problemas durante as compras. As lojas foram adesivadas a fim de que clientes e lojistas sejam conscientizados. Mais de 500 panfletos e adesivos foram distribuídos durante a semana de orientação.
“É muito importante que a gente faça isso, justamente no dia da Black Friday. Nossos técnicos conseguiram atingir um público significativo, dando dicas e orientações importantes. As maiores dúvidas são sobre a pós-venda e política de troca do produto”, ressaltou a diretora administrativa do Procon, Edilamar Duarte.
Conscientização
Ao longo da semana, as equipes do Procon Assembleia percorreram os principais centros comerciais de Boa Vista para alertar os consumidores. Houve distribuição de panfletos aos clientes e adesivagem das lojas. A cada edição do evento, o órgão de defesa do consumidor da ALE-RR intensifica a fiscalização e proteção aos consumidores para aproveitarem as promoções com mais segurança.
Texto: Kátia Bezerra
Foto: Marley Lima
SupCom ALERR