Pular para o conteúdo

Dia Estadual do Professor Indígena é aprovado por deputados

Conforme Lenir Rodrigues, o projeto reconhece a importância do professor indígena para a Educação de Roraima.

Um projeto aprovado no plenário da Assembleia Legislativa de Roraima durante a sessão desta terça-feira, dia 11, institui o 28 de julho como Dia Estadual do Professor Indígena. A iniciativa de autoria da deputada Lenir Rodrigues (PPS), recebeu 18 votos pela aprovação e segue para sanção do Poder Executivo.

A data é uma homenagem à professora da etnia Macuxi, Natalina da Silva Messias, líder de causas indígenas com ênfase na Educação Escolar Indígena, natural da comunidade do Barro, na região do Surumu, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, e falecida em 21 de outubro de 2015. Ela foi chefe da divisão escolar indígena da Secretaria Estadual de Educação, diretora e gestora de diversas escolas indígenas de Roraima.

Lenir Rodrigues disse que o projeto reconhece a importância do professor indígena para a Educação de Roraima. “Esses professores indígenas merecem esse reconhecimento. O Dia Estadual do Professor Indígena será um marco e um exemplo para toda rede nacional de educação, porque Roraima é o único Estado da federação que conseguiu colocar no PCCR (Plano de Cargo, Salário e Remuneração) a carreira de professor indígena em 2013”, justificou a deputada, ao explicar que esse professor tem uma carreira e a educação indígena em Roraima é exemplo para o resto do país em vários aspectos. “Por ser específica, diferenciada, intercultural, bilíngue e comunitária, o que referenciam essa Educação no país, para que o professor indígena tenha essa data que será lembrada no dia do aniversario da professora Natalina Messias, que foi uma lutadora pela educação indígena em Roraima e deixou um legado de luta para que outros professores deem continuidade a essa causa”, ressaltou.

Por Élissan Paula Rodrigues

SupCom/ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas