Contadores e instituições são homenageados pela Assembleia Legislativa de Roraima

Profissionais da área de Ciências Contábeis e instituições de ensino superior receberam das mãos de parlamentares na manhã desta quinta-feira (4), na Assembleia Legislativa de Roraima, a comenda Orgulho de Roraima, em homenagem aos serviços prestados a sociedade. O autor do requerimento foi o deputado Mecias de Jesus (PRB), que se disse satisfeito com o reconhecimento a anos de dedicação e apoio aos cidadãos de Roraima. “Eles participam diariamente das nossas vidas financeiras, contábil e até nos auxiliam, nos dão conselhos”, disse, ao afirmar que ao lado de toda empresa bem sucedida, há um bom contador.

Com mais de 1.400 profissionais registrados, a história da contabilidade no Estado é antiga. Segundo o presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Francisco Fernandes de Oliveira, na década de 1950 registrou-se o primeiro curso da área, na escola estadual Euclides da Cunha. Em 1985 foi fundada a Associação dos Contabilistas, do antigo Território de Roraima, para que houvesse a fiscalização do exercício da profissão.

Naquela época, segundo o presidente do Conselho, muitas pessoas se diziam contadores, mas sem a devida instrução. O trabalho era burocrático, faziam documentos e encaminhavam para Manaus. “Fundamos essa associação e a partir daí buscamos formas dela intervir junto ao Conselho Federal e trazer pra cá o Conselho Regional, que foi feito em 95, somente. Aí eu sou um dos fundadores e um dos remanescentes de todos”, contou. Ele aproveitou para agradecer a todos os parlamentares, em especial o autor da proposta, em reconhecer o valor do contador.

Sendo a primeira instituição a ofertar o curso no Estado, a escola Estadual Euclides da Cunha recebeu a comenda Orgulho de Roraima. A diretora da instituição, Wilzilene Rufino de Souza, ressaltou que o colégio possui história relevante em Roraima e que neste ano, a Unidade completará 68 anos de existência. “Nos primeiros anos de ensino lá na escola teve o curso de contabilidade e nesse momento foram colocadas várias pessoas na sociedade hoje, contabilistas antigos e que estão influenciando na sociedade”, destacou. Wilzilene disse que esse reconhecimento não tem preço.

Os deputados Soldado Sampaio (PCdoB), Lenir Rodrigues (PPS), Gabriel Picanço (PRB) e Joaquim Ruiz (PTN) manifestaram palavras de agradecimento a todos os profissionais pela comenda.

Por Yasmin Guedes

SupCom/ALE-RR