O cidadão deve levar os documentos pessoais e os comprovantes pertinentes a denúncia ou reclamação para que o problema seja encaminhado.
O dia 12 de junho é uma data especial para os casais apaixonados, portanto, evitar problemas na hora da compra do presente é fundamental. O Procon Assembleia, recomenda em primeiro lugar, conforme o coordenador, Lindomar Coutinho, que o consumidor, “valorize o poder de compra, faça pesquisa de preços e compre mercadorias de acordo com seu orçamento mensal”. “Dependendo do produto, os preços podem variar muito de um estabelecimento para o outro”, considerou.
Ficar atentos aos descontos oferecidos e tomar cuidado com os parcelamentos, e preferir compras à vista, também podem ser aliados na hora da escolha e posterior compra do presente.
Ao enviar flores, ainda segundo Lindomar, é preciso estar atento ao valor cobrado para entrega, além de dados sobre o emissário e o destinatário do produto, horário e local de entrega. Casais que tenham a intenção de ir a restaurantes, bares ou casas noturnas nesta data, não têm que pagar taxa de serviço, a menos que ela esteja identificada de forma clara no cardápio e na nota fiscal. Conforme Lindomar, a taxa é opcional. “É bom lembrar que a cobrança de couvert artístico é permitida, porém, se não especificada, fale para o caixa e com o gerente que não vai pagar”, orienta.
O Procon Assembleia, órgão diretamente ligado ao Poder Legislativo Estadual, funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial, e está situado na rua Agnelo Bittencourt, 235, Centro. As denúncias e reclamações podem ser feitas ainda por meio do telefone 095 98401 9465 e também pela internet por meio do endereço eletrônico: http://dataged.al.rr.leg.br/dataged/audiencia_v2/. Para o atendimento virtual, é necessário realizar um cadastro e em caso de denuncias, o Procon fará uma ação de fiscalização e averiguação das infrações denunciadas.
O reclamante deve enviar ainda, conforme especificado no site acima, os documentos pessoais solicitados e os que comprovam a relação de consumo em formato pdf, para casos de denuncias virtuais. Para atendimento no balcão, o cidadão deve levar os documentos pessoais e os comprovantes pertinentes a denúncia ou reclamação para que o problema seja encaminhado, e posteriormente resolvidos. “Para o atendimento, o cidadão precisa trazer as provas necessárias para que seja feito contato com o fornecedor e aberto um procedimento”, reforçou o coordenador do Procon Lindomar Coutinho.
É BOM LEMBRAR – Estipule uma quantia para gasto e veja se as opções estão dentro do orçamento; pesquise antes da compra, faça visitas a várias lojas; use ferramentas de busca de ofertas; verifique se a loja realiza troca, se há restrições de dia e horários. Prefira ainda o pagamento à vista, se houver desconto; leve os anúncios de ofertas anunciadas para efetivar a compra; se a compra for pela internet, verifique se o site é idôneo.
Por Tarsira Rodrigues
SupCom/ALE-RR