Na presidência, o deputado e presidente da Assembleia, Jalser Renier, acompanhado dos deputados Masamy Eda e Zé Galeto, recepcionou as crianças e iniciou um bate papo.

A aula para alunos do 3º ano do ensino fundamental do Instituto Educacional Sion em Boa Vista foi diferente na manhã desta quarta-feira, 14. Os pequenos, com idades entre 6 e 8 anos, fizeram uma visita educativa com o objetivo de conhecer o trabalho da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR).

A visita segundo a coordenadora pedagógica do Instituto, Socorro Santiago, faz parte de uma programação didática que envolve conhecimentos sobre cidadania, democracia e consciência política.

“Esta visita é para que eles vejam na prática como é o Parlamento estadual e também fatos e fotos que fazem parte do processo histórico da nossa política. São crianças muito inteligentes e esclarecidas sobre o que é ser um cidadão, sempre estamos instruindo eles neste sentido”, afirmou a coordenadora pedagógica, ao destacar que a próxima avaliação que os alunos irão fazer, trará questões sobre a Assembleia Legislativa de Roraima, como forma de avaliar os conhecimentos adquiridos durante a visita.

“Está muito legal, estamos aprendendo mais sobre o que é ser cidadão e como os deputados trabalham”, disse a aluna Laís Batista, 8 anos. Da mesma turma de Laís, o pequeno Adelson Magalhães, 8, classificou a visita como ‘ótima’ e disse que está aprendendo mais sobre o Estado e o país. “Estamos estudando sobre isso na escola, também pude ver muitas fotos antigas e saber mais da história de Roraima”, descreveu.

Durante a visita, os alunos percorreram áreas importantes da Casa como a Galeria histórica com fotos de deputados que já integraram o parlamento como presidentes da Assembleia, conheceram ainda  departamentos como a 1ª Secretaria, a Vice-presidência, onde foram recebidos pelo vice-presidente Coronel Chagas (PRTB), que desejou um bom dia a todos os estudantes e disse às crianças que aproveitassem bastante o passeio pelo Parlamento.

Na presidência, o deputado e presidente da Assembleia, Jalser Renier (SD), acompanhado dos deputados Masamy Eda (PMDB) e Zé Galeto (PRP), recepcionou as crianças e iniciou um bate papo, respondendo a perguntas e falando das atividades enquanto parlamentar.

O presidente acredita que visitas como estas são importantes para que os alunos, desde a primeira fase educacional, conheçam e aprendam sobre a “democracia do país e do Estado em que vivem, e se interessem pela política, pois eles são o futuro do Estado de Roraima e do nosso Brasil”, acrescentou o presidente.

Para finalizar o roteiro, os alunos assistiram também parte da sessão ordinária desta quarta-feira, no Plenário Noêmia Bastos Amazonas, fechando o passeio e conhecendo um pouco mais sobre o trabalho dos deputados estaduais que os representam.

Para Bruno Machado de 08 anos, esta foi a melhor parte do passeio, pois eles tiveram a oportunidade de assistir um pouco da sessão nas galerias da Casa, assim como nos telões com transmissão ao vivo pela TV Assembleia 57.3. “O que eu mais gostei é o que estou vendo agora, posso assistir aqui e quem está na minha casa também pode assistir”, disse.

 

Por Tarsira Rodrigues

SupCom/ALE-RR