SETEMBRO AMARELO Assembleia Legislativa apoiará evento em alusão a prevenção ao suicídio

Há três anos no Brasil deu-se início a uma campanha para alertar a população sobre os riscos da depressão e ansiedade que acarretam a morte de milhares de pessoas, principalmente jovens, vítimas de suicídio. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o País é o quinto com mais índices de depressão e o oitavo no ranking de suicídios e Roraima ocupa o segundo lugar.

Diante desses fatos, em Roraima, pelo segundo ano consecutivo, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) apoiará a campanha ‘Setembro Amarelo’, promovida por instituições como a Universidade Federal de Roraima (UFRR), por meio dos cursos de Psicologia, Medicina e Enfermagem.

Nos dias 25 e 26 de setembro, a partir das 8h, no CAF (Centro Amazônico de Fronteiras), o evento de conscientização e prevenção ao suicídio da UFRR 2017 contará com palestras sobre ‘Saúde Mental e Suicídio: Perspectivas fenomenológicas existenciais’, ‘Suicídio: Sinais, enfrentamentos e prevenção’, além de expressões artísticas e um panorama sobre o fenômeno em Roraima e no envolvimento de indígenas. No dia 30, todos os parceiros se reunirão na II Caminhada pela Vida.

A acadêmica de psicologia do 6º semestre da UFRR, Rosemary Ferreira, reforçou a importância da participação da comunidade nesse processo de valorização da vida. “Estamos a frente, mas existe a necessidade que falarmos, que as pessoas estejam com a gente nesses dias falando sobre o suicídio tratando sobre uma situação que é complexa, complicada de se falar”, disse.

Além da Assembleia Legislativa, a Liga Acadêmica de Psiquiatria, do curso de Medicina, é parceira do evento, bem como a Liga de Saúde Mental. “É um desafio falar hoje sobre suicídio. Às vezes estamos ao lado de uma pessoa suicida em potencial, mas pelo fato de não conversar, ninguém sabe o que está se passando”, lamentou.

Audiência – No dia 25 de setembro, a partir das 9h, no plenário Noêmia Bastos Amazonas, na Assembleia Legislativa de Roraima, haverá uma audiência pública em alusão ao Setembro Amarelo e a Lei nº 1.065/16 (Semana Estadual de Valorização da Vida e Combate ao Suicídio).

Por Yasmin Guedes

SupCom/ALE-RR

TV Assembleia exibe neste mês de setembro filmes do cineasta Thiago Bríglia

Valorizar a cultura roraimense é um dos objetivos da TV Assembleia, canal 57.3, que firmou parceria com o cineasta Thiago Bríglia para exibir na grade da programação, durante este mês de setembro, os filmes ‘Nas trilhas de Makunaima’ e ‘Roraimeira expressão amazônica’.

Os filmes serão exibidos dentro do programa Cabine Brasil, da TV Assembleia, um canal que exibe as obras cinematográficas locais e nacionais, como forma de fomentar a cultura. “Já temos parceria com o cineasta roraimense Alex Pizano, que também cedeu os filmes Remanescentes das Sombras, O Estranho e o Último Lamento, os primeiros audiovisuais roraimenses a serem exibidos no Cabine Brasil”, explicou a coordenadora da TV Assembleia, Sonia Lúcia Nunes, ao salientar que também são apresentados filmes de domínio público como o clássico ‘Tempos Modernos’, de Charles Chaplin.

Conforme o diretor da programação da TV Assembleia, Romano dos Anjos, os filmes estão sendo transmitidos diariamente em horários diferentes. O média metragem ‘Roraimeira expressão amazônica’ tem 51 minutos e 44 segundos e conta a história de um dos movimentos culturais de Roraima mais expressivo, surgido na década de 80, com recortes da cultura indígena, do meio ambiente e da vida urbana.

O filme trabalha com três personagens centrais, o poeta, cantor e compositor Eliakin Rufino e os compositores e cantores Neuber Uchoa e Zeca Preto, que são levados a lugares que inspiraram as músicas regionais, ainda de grande popularidade, no início do movimento cultural.

O documentário nas Trilhas de Makunaima tem 51 minutos e 13 segundos e conta a história de um mito indígena do Estado de Roraima, e sua relação com uma montanha sagrada. A partir de narrativas de índios das etninas Ingarikó, Taurepang e Macuxi, o filme mostra as diversas faces de Makunaima – um ancestral guerreiro dos índios de origem ‘Karib’, concebido por algumas etnias como um deus da natureza. O filme foi produzido em 2007.

Por Marilena Freitas

SupCom/ALE-RR