A Casa do Estudante, localizada no bairro Asa Branca, zona Oeste da cidade, foi mais uma vez pauta para indicação de deputados na Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR). Desta vez a iniciativa foi do deputado Zé Galeto (PRP) que, além de solicitar a reforma por meio da indicação, pediu ainda que a chefe do Executivo visite o local e veja de perto a situação dos estudantes que ocupam atualmente aquele espaço.

“A Casa está realmente precisando de uma reforma urgente. Peço a governadora [Suely Campos] que visite aquele local, pois lá tem muitos jovens que precisam de apoio”, destacou o parlamentar.

Em maio deste ano, a Comissão de Cultura e Juventude da Assembleia visitou a Casa do Estudante e enviou um relatório, com informações sobre os problemas e necessidades dos estudantes, para Secretaria de Educação, mas a situação nada foi feito. “O mato está tomando conta do local e os estudantes não têm segurança nenhuma, pois os portões foram todos arrancados e com isso os jovens ficam a mercê da maldade de bandidos. Esses estudantes precisam de um ambiente adequado para ter um melhor rendimento escolar”, ressaltou Zé Galeto.

Conforme dados coletados a época da primeira visita a Casa do Estudante, hoje vivem aproximadamente 30 estudantes que cursam ensino técnico e superior em instituições educacionais de Roraima. Os jovens estão divididos em dois blocos, e pagam uma mensalidade de 15 reais por mês para a associação criada pelos próprios estudantes que, segundo eles, para manutenção da limpeza do prédio.

 

Tarsira Rodrigues