Jorge Everton solicita posto para coleta de sangue e reativação de unidade polícia

Por meio de indicações parlamentares, o deputado Jorge Everton (PMDB) solicita ao Executivo Estadual que instale em Rorainópolis, município localizado no Sul de Roraima, a 321 quilômetros de Boa Vista, uma unidade para coleta de sangue, uma vez que se trata da maior cidade daquela região. Na sequência, o parlamentar pede ainda a reativação do Posto de Policiamento Militar (PM) na Vila do Equador, também em Rorainópolis.

A necessidade, segundo o deputado, se deu em função do número elevado de habitantes, com mais de 25 mil pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “É um município com uma população muito grande e já deveria estar sendo atendido com uma estrutura satisfatória, não só de coleta de sangue, mas perícia criminal, Instituto de Identificação, Instituto Médico Legal (IML), para que as pessoas não fiquem isoladas ou dependam apenas de Boa Vista para estes serviços. A coleta de sangue é essencial e viria para complementar os serviços de saúde daquela região para situações de emergência, pois lá já tem um hospital e é o local de atendimento mais próximo para população do Sul do Estado”, justificou Jorge Everton.

Sobre a reativação do posto da PM na Vila do Equador, o deputado acredita que por se tratar de uma região populosa é preciso que a polícia esteja mais próxima das pessoas. “A Vila do Equador acaba se tornando distante da sede de Rorainópolis e não podemos deixar a população desassistida. A falta de segurança pública no Estado é latente, é uma realidade, há necessidade sim, da reativação pela demanda da população para que não ocorra o pior”, reafirmou Jorge Everton.

As indicações já foram enviadas para o Governo do Estado para que as providências acerca destas demandas sejam tomadas pelas secretarias pertinentes aos assuntos.

Tarsira Rodrigues

Dia Estadual da Juventude Cristã será comemorado no sábado, 23

Em celebração ao o Dia Estadual da Juventude Cristã, jovens de diversas igrejas se reunirão na Praça do Mirandinha, localizada no bairro Caçari, a partir das 17h30, de sábado, 23. A comemoração contará com apresentações de grupos e bandas musicais e será aberto ao público. O Dia Estadual da Juventude Cristã, previsto na Lei 1.070, é comemorado no dia 22 de setembro e o projeto é de autoria da deputada Angela Águida Portella (PSC), aprovado em 2016, pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR).

“Este projeto foi sugestão de alguns jovens que, por meio da fé cristã, têm trabalhado junto a outros jovens e adolescentes e com isso contribuído com a nossa juventude e sociedade. Eles têm sido os atores principais em causas morais, como a valorização da família, construção de uma cultura de paz e exemplos de altruísmo e transformação social, atuando voluntariamente dentro de suas igrejas ou comunidades”, reforçou a Angela Águida.

De acordo com a coordenação, confirmaram participação no evento as igrejas Batista Getsêmani de Roraima (Ibget), Adventista do Sétimo Dia, Igreja de Deus na Amazônia, e as bandas Visão do Reino e De Um, entre outras.

O evento conta com o apoio da Omer (Ordem dos Ministros Evangélicos de Roraima) e Omebe (Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil e do Exterior). O pastor Rômulo Xavier, um dos diretores da Omer, disse que mais uma vez a comemoração desta data servirá para desmistificar a ideia de que os jovens envolvidos com trabalhos dentro da igreja são caretas ou alienados, “eles fazem música, teatro, dança e procuram ser o melhor para o próximo e sociedade”, disse Rômulo.

Conforme o projeto, o termo cristão se refere a evangélicos e católicos. Segundo dados do Censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2010, pouco mais de 85% da população brasileira se declarou cristã.

 

Tarsira Rodrigues