A estudante Emili Dhulls Maciel, de 10 anos, da escola municipal Manoel Pereira da Costa, teve a emoção de participar de uma sessão cinematográfica pela primeira vez nesta quinta-feira (19), pelo Cine ALE Cidadania, programa permanente da Assembleia Legislativa de Roraima realizado em Caracaraí, durante o programa ‘Assembleia ao Seu Alcance’.

Olhos vidrados no telão de LED, com pipoca e refrigerante nas mãos, a menina ria, comentava com os colegas sobre o filme ‘Guardiões das Galáxias Vol. 2’, longa-metragem escolhido para animar crianças e adolescentes nesta edição. “Eu nunca fui ao cinema”, disse ela ao justificar que somente em casa tem acesso a filmes. Entre as preferências, desenhos e super heróis fantasiam os gostos da menina. “Vai ser bem legal mesmo pra gente o que eles estão trazendo aqui”, contou a estudante sobre o Cine ALE.

Cerca de mil alunos acompanharam de perto as cinco sessões promovidas pelo Cine ALE Cidadania. Duas pela manhã, mais duas a tarde e uma aberta ao público no início da noite. Essas sessões deixaram a quinta-feira dos moradores de Caracaraí ainda mais diferente. Antes, vídeos institucionais demonstraram a importância do respeito ao próximo e o combate ao bullying, principalmente entre crianças e adolescentes.

O coordenador do programa, Ademir Barros, falou sobre o diferencial do Cine ALE Cidadania durante o ‘Assembleia ao Seu Alcance’, cuja intenção é ampliar o acesso a mais estudantes de uma só vez. “Antes, levávamos os alunos até o cinema e hoje é o cinema que vem até o município. Assim podemos contemplar mais alunos, mais escolas e dar a eles uma visão maior da sétima arte”, disse.

Explicou ainda que essa é preocupação do presidente da Casa, deputado Jalser Renier (SD), em promover a educação por meio da arte cinematográfica. “Hoje o filme contemplado trouxe uma outra visão do mundo científico”, exaltou.

Yasmin Guedes