Projeto prevê afixação de cartazes com frases em defesa de idosos em Roraima

Uma pessoa é considerada idosa, conforme o Estatuto Federal do Idoso regulamentado em 2003, a partir dos 60 anos e com isso, teoricamente, passa a contar com os direitos e facilidades presentes no regulamento. Em Roraima para que estas garantias sejam reforçadas, o deputado Valdenir Ferreira (PV) protocolou na Assembleia Legislativa (ALERR), projeto de lei que determina a afixação de cartazes com a frase: ‘desrespeitar ou prejudicar idosos é crime’.

Conforme a proposta, o anúncio deverá ser fixado em coletivos interestaduais, autarquias, empresas de economia mista, repartições públicas estaduais e demais entidades que ofereçam assistência ou tratamento aos idosos.

O deputado explicou que o projeto é baseado na Lei Federal 10.741/2003, que deu origem ao Estatuto do Idoso, além de ter identificado que a população idosa enfrenta dificuldades quanto a garantia dos direitos. “Sabemos que a lei já determina e garante que os idosos tenham atendimento preferencial, mas não é o que vemos diariamente, então esse projeto vem para reforçar o que já prevê a Lei e com isso a população idosa possa ter um atendimento cada vez melhor”, detalhou o autor da proposta.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população acima de 60 anos no Brasil é de 23,5 milhões e em Roraima os idosos representam em torno de 28 mil habitantes.

O projeto está tramitando nas Comissões Permanentes da Casa Legislativa. Assim que a tramitação finalizar o projeto será submetido a apreciação e votação em plenário.

Por Tarsira Rodrigues

SupCom/ALE-RR

Alunos da Escola Camilo Dias participam do Cine ALE Cidadania

O Cine ALE Cidadania, da Assembleia Legislativa de Roraima, atendeu mais uma instituição de ensino em Boa Vista. Dessa vez, alunos da Escola Estadual Camilo Dias, localizada no bairro Liberdade, zona Oeste de Boa Vista. Os cerca de 260 estudantes assistiram ao filme ‘A Liga da Justiça’ que está em cartaz no cinema Super K, mas antes fizeram uma visita ao Poder Legislativo para conhecer a decoração natalina inspirada nos personagens da Disney.

A sessão iniciou por volta das 15h e nos minutos que antecederam ao filme, eles assistiram um documentário sobre como lidar e combater o bullying no ambiente escolar.

E se ir ao cinema com amigos e família já é bom, imagina com a turma da escola. Os alunos Thayron Macedo e Carla Rodrigues, ambos com 16 anos, disseram que essa experiência é ótima. “Fechar o ano com descontração e informação é muito bom. Encerrar as aulas saindo da rotina é tudo que nossa turma esperava. Já tinha ouvido falar do programa na televisão e participar está sendo sensacional”, definiu Thayron.

Momentos antes de iniciar o filme ainda teve depoimento. Victoria Muniz, 17, é estudante do 3º ano da Escola Camilo Dias e também aluna do curso de Inglês da Escola do Legislativo – Unidade Silvio Botelho.

Ela contou para os colegas e também para a equipe do Cine ALE Cidadania, que está feliz e satisfeita com o conteúdo e receptividade da Escola do Legislativo. “Ótima estrutura, professores preparados, sala climatizada e material didático objetivo. Hoje não podia deixar de agradecer a Assembleia por proporcionar oportunidades na área de educação, pois um curso de inglês é caro e lá [Escola do Legislativo], estudamos de forma gratuita e com qualidade”, declarou Victoria.

A professora Etelvina Moraes afirmou que o programa vai além da exibição de um filme, pois contribui para o desenvolvimento educacional dos alunos. “É uma forma de incentivo a criatividade dos alunos e a valorização da cultura”, avaliou.

O idealizador do Cine ALE Cidadania, presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Jalser Renier (SD), mais uma vez fala sobre a relação entre cinema e educação, e sobre como ela pode ser uma importante ferramenta. “Inserir novas estratégias de desenvolvimento no processo de ensino pode ser considerado uma inovação pedagógica. Fazemos um trabalho com absoluta eficiência e que busca contribuir para educação dessas crianças e jovens”, disse.

Por Tarsira Rodrigues

SupCom/ALE-RR

ORGULHO DE RORAIMA – Médicos são homenageados pela Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Roraima fez a entrega da comenda Orgulho de Roraima ao Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM-RR) e a quase 100 profissionais que compõem a classe médica atuante em Roraima. A solenidade aconteceu no plenário Noêmia Bastos Amazonas, nesta quinta-feira, 14.

Entre os homenageados esteve o cardiologista Marcelo Nakashima, médico formado pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) desde 2001. Ele participou da primeira angioplastia com stent (inserção de um tubo minúsculo e expansível que ajuda a reduzir o bloqueio da artéria), bem como realizou, desde 2010, mais de 1,6 mil cateterismos.

“Um dia bem especial para nós, para nossa carreira. Fico muito feliz com essa homenagem. Essa comenda foi uma surpresa e é um marco importante na nossa profissão”, disse Nakashima em agradecimento ao presidente da Assembleia, deputado Jalser Renier (SD). Segundo ele, esse tipo de reconhecimento mostra que os médicos estão no caminho certo e os motiva a buscar mais atualizações, mais conhecimentos em prol do melhor atendimento ao paciente.

Exercendo a profissão de ginecologista e obstetra desde a década de 80, quando Roraima era Território do Amazonas, a médica Eugênia Moura se disse orgulhosa pela comenda. Ela atuou como secretária de Saúde, trabalhou na Maternidade Nossa Senhora de Nazaré e ajudou a implantar políticas de Saúde para pacientes com câncer e as mulheres. “Essa homenagem reconhece também que não é em vão a nossa luta e o nosso trabalho”, disse ela.

Para a presidente do Conselho Regional de Roraima (CRM-RR), Blenda Garcia, autarquia homenageada pelo Poder Legislativo, é um privilégio ter a atuação da instituição reconhecida pela Assembleia. “Nós sabemos que o Conselho é uma entidade muito importante na luta da Saúde, para as melhores condições de trabalho dos profissionais médicos, e todo que labutam na Saúde”, frisou.

Mesmo diante das dificuldades enfrentadas pela classe em Roraima, disse que os médicos ‘matam um leão por dia’ e que há necessidades de condições físicas e insumos para realização do trabalho. “Não adianta ser um bom médico, um bom técnico, mas se você não tem condições físicas e insumos para que se realize um bom trabalho, o andamento, infelizmente, recai sobre a pessoa que mais está necessitando naquele momento, que são os pacientes”, complementou Blenda.

Durante a solenidade, deputados aproveitaram para externar sentimentos de gratidão e respeito aos profissionais que se deslocaram até o plenário para receber a comenda. Os parlamentares Chico Mozart (PRP), Angela Águida Portella (PSC), Masamy Eda (PMDB), Aurelina Medeiros (PODE), Flamarion Portela (PDT), Mecias de Jesus (PRB), Jorge Everton (PMDB), Brito Bezerra (PP), George Melo (PSDC) e Gabriel Picanço (PRB), usaram os microfones para elevar a importância de cada profissional para a sociedade.

Conforme o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier, muitos profissionais enfrentam as dificuldades da Saúde pública e fazem com que a medicina avance. “Esse ato que nós fizemos aqui foi de reconhecimento a esses profissionais. Isso faz com que nós tenhamos uma reflexão para saber, realmente, a realidade desses profissionais que no dia a dia salvam vidas e modificam a vida dessas pessoas”, salientou.

Por Yasmin Guedes

SupCom/ALE-RR