ESCOLA DO LEGISLATIVO – Alunos das turmas de inglês irão apresentar Auto de Natal

O clima natalino também está presente na Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, no bairro Sílvio Leite. De lá, 95 alunos das turmas do curso de inglês irão apresentar um Auto de Natal, na próxima terça-feira, 19, a partir das 16h, no plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas. Na exibição os estudantes irão cantar na língua inglesa oito músicas: ‘Do you want to built a snow man’, ‘Angels we have heard on high’, ‘Hallelujah’, ‘Deck the halls’, ‘Silent night’, ‘Oh happy day’, ‘Joyful joyful’ e ‘We wish you a merry christmas’.

A professora de inglês, Fernanda Monteiro Viana, explicou que o auto de natal foi baseado nos tradicionais corais de igrejas dos Estados Unidos e de países da Europa, que se apresentam nas ruas, em praças. “Vai ser um espetáculo lindo”, afirmou, comentando que, como é período natalino, não poderia deixar de planejar junto com os alunos essa apresentação. “Queremos também desejar feliz Natal para todos que forem prestigiar nosso evento”, frisou. Para o evento, Fernanda disse que os alunos se envolveram no apoio, na ornamentação e na apresentação.

Sobre o desempenho dos alunos, a professora destacou que, durante o curso, observou a dedicação de cada estudante. “Verifiquei uma curva crescente de aprendizado e de engajamento dos alunos em aprender o idioma, levando em consideração que muitos deles sequer tinham algum conhecimento na língua inglesa e hoje se mostram confiantes e já à vontade em ensaiar as primeiras frases e mesmo em cantar músicas tradicionais inglesas. Com muito carinho e orgulho deixo estas duas turmas começarem a dar os primeiros passos e serem capazes de usar o idioma tão bem quanto os outros alunos de cursos regulares de inglês”, destacou Fabiana.

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier (SD), comentou que a Casa entrou em clima de Natal, e parabenizou a Escola do Legislativo, professores e alunos pela ideia de preparar o auto de natal. “Observo que a elaboração desse evento foi de maneira coletiva e isso demonstra que teremos, sem dúvida alguma, um grande momento”, finalizou.

Por Edilson Rodrigues

SupCom/ALE-RR

Roberto Ramos recebe comenda Orgulho de Roraima do Poder Legislativo

O professor doutor Roberto Ramos recebeu nesta sexta-feira (15) a comenda ‘Orgulho de Roraima’ pelas mãos do deputado Flamarion Portela (PDT), autor da indicação. A homenagem aconteceu na antessala do plenário Noêmia Bastos Amazonas, da Assembleia Legislativa de Roraima.

Roberto Ramos é pernambucano, doutor em Ciência Política pela USP (Universidade de São Paulo), professor no curso de Ciências Sociais e do programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da UFRR (Universidade Federal de Roraima). Foi reitor da UFRR por oito anos (2004 a 2012). Atualmente, coordena o Núcleo de Pesquisas Eleitorais e Políticas da Amazônia (Nupepa).

“Eu me sinto muito orgulhoso com essa homenagem da Assembleia Legislativa, por meio do nosso deputado Flamarion. Dizer que nesse período de 24 anos, seja como professor, formador de pessoas, como pesquisador contribuindo com a política do Estado, mas também como reitor, foram oito anos de dedicação a universidade no sentido de fazê-la maior e mais importante para Roraima”, comentou Ramos.

Para o deputado autor da indicação, Flamarion Portela, essa comenda representa o reconhecimento a dedicação de Roberto Ramos ao longo dos anos a educação. “Teve a oportunidade de ser eleito reitor da UFRR e fez um magnânimo trabalho naquela instituição, não só no crescimento físico, ela cresceu no número de professores”, frisou o parlamentar.

Prova disso, segundo Portela, é o conceito tido pela UFRR, pelo MEC (Ministério da Educação), como uma das universidades federais mais importantes da região Norte do País. “Continuo a dizer, a educação é o elemento vetor de qualquer cidadão”, complementou.

Por Yasmin Guedes

SupCom/ALE-RR

ABRINDO CAMINHOS – Roda de conversa reúne pais para avaliação sobre desempenho de alunos

Pais e responsáveis por alunos do programa Abrindo Caminhos, programa da Assembleia Legislativa de Roraima, participaram na noite dessa quinta-feira, 14, na sede localizada no bairro Cambará, zona Oeste, de uma roda de conversa com o tema ‘Um olhar sobre o caminho percorrido’, com as psicólogas Camila Sales, Lauany Leal e a assistente social Leila Melo.

A proposta do encontro foi realizar um balanço diretamente com os responsáveis pelas crianças e adolescentes inscritos no programa, sobre o desenvolvimento, críticas, sugestões e opiniões acerca do trabalho desenvolvido pela equipe multidisciplinar do Abrindo Caminhos. Emoção e agradecimentos marcaram a reunião, momento em que os convidados externaram mudanças de comportamento dos alunos.

Segundo a técnica de enfermagem Vera Regina Barcelos, avó da Ana Carolina, de 9 anos, atleta de ginástica rítmica, em um ano de Abrindo Caminhos a criança mudou ‘da água para o vinho’. “A Ana era uma criança com muitos problemas, vivia internada, em psicólogo e tomava remédio. Hoje ela não tem mais isso, graças a Deus”, celebrou.

Vera, em depoimento, agradeceu a iniciativa do Poder Legislativo, na pessoa do presidente, deputado Jalser Renier (SD), em implantar esse tipo de programa social para a comunidade. “Antes ela [a Ana Carolina] vivia me pedindo para fazer ginástica rítmica, mas eu dizia que não tinha condições e nem sabia onde tinha”, relatou. Ela espera que o programa dure muitos anos e que crianças como a neta tenham a mesma oportunidade de crescimento.

Para 2018, Vera comentou que pretende acompanhar a neta em mais atividades. “Queria dizer para aquelas pessoas que não acreditaram e hoje estão doidinhas para querer entrar, isso aqui é verdadeiro e peço para continuar com esse projeto, porque assim como a Ana, muitas crianças precisam vir pra cá”, destacou a técnica em enfermagem.

Assim como Vera, os demais depoimentos foram de gratidão. Pedidos como ‘o programa precisa durar muito tempo’, ‘o Abrindo Caminhos mudou a vida do meu filho e da minha família’ complementaram a roda de conversa e motivaram outros pais a relatarem o desenvolvimento dos atendidos pelo programa.

Conforme explicou a psicóloga Camila Sales, essa interação entre a família e o Abrindo Caminhos é importante para que falhas sejam corrigidas para o próximo ano. “A gente quis saber o que eles estavam achando dessas mudanças na vida das crianças, dessa inserção das atividades. Esse feedback é muito importante”, esclareceu a profissional.

Camila, Launy e Leila acompanharam de perto cada depoimento. Em seguida, reforçaram sobre o papel de cada profissional dentro da equipe e falaram sobre a preocupação da Casa Legislativa em acolher a família, crianças e adolescentes com atendimento psicológico e de assistência social.

Diante disso, Camila abordou durante o diálogo sobre a inserção dos filhos em atividades opostas ao tempo de aula, do contato com outros grupos sociais e da formação de novas amizades. “Do tempo livre em casa, agora eles têm uma ocupação, um dia produtivo e agora são valorizados diante a sociedade porque fazem apresentações e expõem suas habilidades”, disse.

A coordenadora do programa em Boa Vista, Viviane Lima, enfatizou sobre a participação de pais a cada roda de conversa. “Porque é um momento em que podemos ter uma conversa franca, um diálogo aberto para saber o que eles esperam. É nesse momento que eles colocam o retorno que estamos esperando”, pontuou.

Programa – Efetivado há um ano, o programa Abrindo Caminhos em Boa Vista atende a cerca de 1.500 crianças e adolescentes, com idades entre 5 a 17 anos nas modalidades de: Informática, Balé, Coral, Ginástica Rítmica, Jiu-Jitsu, Teatro e Futebol. A sede fica na avenida São Sebastião, nº 883, no bairro Cambará, de segunda a sexta-feira.

Por Yasmin Guedes

SupCom/ALE-RR