Iracema é o terceiro município a receber aulão do Poder Legislativo este ano

Sala cheia, com aproximadamente 90 participantes inscritos e com vontade de aprender a se organizar para concurso público. Assim foi o terceiro aulão ‘Estratégias para Aprovação em Concursos Públicos’, promovido pela Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa de Roraima, na cidade de Iracema, localizada na região Centro-Sul do Estado, 93 quilômetros de Boa Vista.

A série de aulões acontecerá no dia 6 de fevereiro, às 18h30, no município de Caracaraí, a 107 quilômetros da Capital. As inscrições podem ser feitas no Núcleo do Poder Legislativo, localizado na avenida Presidente Kennedy, 1151, Centro.

O estudante de 18 anos, Marcos Levi Cardoso, tem se preparado para enfrentar o concorrido mundo dos concursos em Roraima, sendo o próximo o da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social). Aproveitou a oferta do curso pela Escola do Legislativo no intuito de organizar o tempo disponível para estudos.

“A ideia de ter trazido esse tema para os estudantes de Iracema foi excelente, devido à falta de estrutura e de pessoas capacitadas. Foi muito bom e proveitoso para aprovação de cada aluno aqui nesse município muito necessitado”, disse ele, ao explicar que a rotina, antes do aulão, consistia em aproveitar as manhãs e as noites para estudar via videoaulas. “Com essa aula aprendemos a organizar melhor nosso tempo”, complementou.

Quem estava na primeira fileira e atenta a todas as explicações do professor Abel Mangabeira, era a servidora pública Taywana Panta. Ela visa o concurso da Polícia Militar de Roraima (PMRR), com edital previsto para este ano, e confessou que tem aproveitado todos os momentos de estudos para se tornar efetiva o quanto antes. “Achei muito proveitoso porque muitas pessoas não têm condições financeiras para pagar um cursinho”, contou.

No aulão, o professor Abel Mangabeira compartilhou experiências de vida, demonstrou aos participantes o modo usado por muitos profissionais que se destacaram em concursos públicos no País. “Aqui ensino a montar um bom planejamento de estudos, elementos que os concurseiros têm que levar em consideração fora do conteúdo que podem fazer a diferença na vida deles. Mostrar pra eles como se estuda de maneira correta, esse é o principal objetivo”, disse.

Esses encontros, explicou a diretora da Escola do Legislativo, Leila Perussolo, fazem parte de uma vasta programação que a Assembleia Legislativa tem preparado para os munícipes da Capital e do interior do Estado. “A Escola do Legislativo abriu seus trabalhos iniciando pelos aulões, esse foi o terceiro em Iracema, uma expectativa muito positiva da comunidade local, com boa participação e um público muito interessado”, ressaltou.

Por Yasmin Guedes

SupCom/ALE-RR

FALAR EM PÚBLICO – Escola do Legislativo abre inscrições para oficina em Iracema

Moradores de Iracema, cidade a 93 quilômetros de Boa Vista, poderão se inscrever na oficina de ‘Arte de Falar em Público’ a partir da próxima segunda-feira (5), no Núcleo da Assembleia Legislativa de Roraima, localizado na rua Dr. Bernardo Saião, s/n, no Centro.

A oficina, promovida pela Assembleia Legislativa, por intermédio da Escola do Legislativo, tem a finalidade de atender as demandas da população daquela região. A carga horária é de 8h, e as aulas iniciam no dia 16 de fevereiro. Serão ofertadas 80 vagas para comunidade e servidores do Poder Legislativo. Os interessados devem levar documento com foto e efetuar a confirmação da vaga.

Segundo a diretora da Escola do Legislativo, Leila Perussolo, a instituição tem atendido a uma crescente demanda dos jovens e da comunidade em geral. “A ‘Arte de Falar em Público’ é um tema que motiva as pessoas a como dominar a linguagem, a expressão corporal, a facilidade de entrosamento e um dos pontos é realmente fazer com que se sintam mais tranquilas diante de um público, grande ou pequeno”, explicou.

Essa modalidade já foi ofertada na Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, Unidade Silvio Botelho, em Boa Vista, para uma turma com pouco mais de 120 pessoas, quando os participantes aprenderam técnicas de postura e de voz, como forma comportamental diante de uma plateia ou grupo, através de dinâmicas e trabalhos em conjunto.

Por Yasmin Guedes

SupCom/ALE-RR