Escola do Legislativo promove Sabadão Concurseiro

A Escola do Legislativo promoverá o 1º Sabadão Concurseiro, que será realizado neste sábado, 21, na Unidade Silvio Botelho, localizada na rua Solon Rodrigues Pessoa, 1.313, das 9h às 17h. São professores de renome no mercado que vão ministrar disciplinas de Raciocínio Lógico, Português, Informática para Concurso e Direito Administrativo e Direito Constitucional, áreas que os alunos precisam durante uma prova de concurso público.

“Esse projeto foi idealizado pelo presidente da Assembleia, deputado Jalser Renier (SD), de acordo com a demanda da comunidade, para que os concurseiros de plantão possam estar atentos e participando de todas as aulas preparatórias para concurso, especialmente o da Assembleia Legislativa que acontecerá no mês de junho”, disse a coordenadora da unidade de ensino, professora Cristina Mello.

“Todas as aulas serão gratuitas, assim como os alunos irão receber o material didático de apoio para cada disciplina. Estamos convidando toda a comunidade para participar deste nosso projeto”, reforçou a professora.

Um dos professores que vai integrar esse time de mestre em concurso público é Rubens Feitoza Cardoso, que vai ministrar o preparatório ‘Informática para Concurso’. Ele garante que essa disciplina é a quarta mais cobrada nos concursos, perdendo apenas para português, matemática e raciocínio lógico. “Por isso entendo ser de extrema importância dar atenção a essa disciplina, que, por muitas vezes, é desprezada pelos candidatos amadores, principalmente porque é muito comum achar que saber utilizar em um computador já garante um bom desempenho na prova do concurso. Isso é um erro muito grave. Estudar informática para concurso é como estudar qualquer outro conteúdo”, afirmou.

Feitoza ressalta que é preciso o candidato que for prestar qualquer concurso público dar mais atenção e aprender a ler os conceitos. “No dia da prova a banca não vai oferecer um computador para ser operado. Então é preciso aprender a ler, interpretar a questão para escolher a alternativa correta. O conceito principal da nossa ferramenta é aprender a ler, e ler é a maior dificuldade que o aluno tem no decorrer do concurso”, enfatizou.

O professor deu briefing do que vai ser abordado neste sábado durante a aula. “Nesse sábado vamos analisar simulados, questões, pequenos resumos, conhecimentos básicos em informática com foco em hardware e software, que é parte física do computador. E teremos também um tópico de um monólogo, onde vou apresentar com o seguinte tema: ‘Sim, mas como funciona dentro do computador?’. A outra parte que vamos analisar é como o computador entende as coisas, e por fim, tipos de barramento”, informou

Por Marilena Freitas

SupCom/ALE-RR

OFICINA DE AUTOESTIMA – Núcleo Reflexivo Reconstruir encerra mais um ciclo de atividades

Quem deseja mudar o comportamento que não está fazendo bem para a família e muito menos para si mesmo, precisa ter iniciativa, mas com ajuda fica mais. Foi assim para o funcionário público, D. S., de 31 anos que buscou auxílio do Núcleo Reflexivo Reconstruir, da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima, que encerrou o primeiro ciclo do ano, nesta quarta-feira, 18. A reunião que finalizou os trabalhos ocorreu no prédio da Procuradoria, localizado na avenida Capitão Júlio Bezerra, 193, Centro. Esta primeira fase teve duração de três meses.

D. S. explicou e relembrou momentos difíceis que enfrentou e como a vida dele mudou após os encontros. “Tenho aprendido bastante com o apoio dos psicólogos, assistentes sociais e por meio das rodas de conversas. Esse amparo tem me favorecido, mudei minha forma de pensar em vários aspectos e principalmente no que diz respeito à família e ao tratamento a minha mulher. Hoje tenho outra visão da vida”, revelou o participante do Reconstruir.

Durante o encerramento desse primeiro ciclo, os mais de vinte assistidos pelo Núcleo Reflexivo Reconstruir, acompanhados dos familiares, participaram de uma oficina sobre autoestima com roda de capoeira e fabricação de instrumentos recicláveis. Coordenadora dos encontros, a psicóloga Antônia Loureto Calheiros explica como foram esses três meses de trabalho. “Podemos perceber uma mudança significativa no comportamento dos assistidos, eles deixam de lado aquelas condutas agressivas para que possam ter, juntamente com a família, maior qualidade de vida”, disse a coordenadora das reuniões.

Antônia ressaltou ainda que durante esse período foram trabalhados dez eixos temáticos, com assuntos diferentes que incluem: família, autoestima, relacionamentos e terapias em grupos. “Com reuniões semanais trabalhamos ainda com palestras sobre a promoção de comportamentos sem violência, para que eles tenham um novo significado na vida”, completou a psicóloga.

Os homens que são assistidos pelo Núcleo Reconstruir são selecionados por meio de outros órgãos públicos como Vara de Penas e Medidas Alternativas (Vepema), coordenada pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), Defensoria Pública do Estado (DPE), Secretaria de Estado de Educação (Seed) e do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame). Parte dos homens que participam dessas rodas de conversa realizadas pelo Núcleo nunca teve problema com a justiça.

Nova oportunidade – O próximo ciclo do Núcleo Reconstruir iniciará no dia 02 de maio. No total serão dez encontros realizados. O quantitativo de participantes ainda não está fechado, pois segundo a coordenação é preciso aguardar os nomes serem encaminhados ao Núcleo por meio da Vepema, DPE, Educação e do Chame.

Por Tarsira Rodrigues

SupCom/ALE-RR