Atletas de Futebol do Abrindo Caminhos participam de partida intermunicipal

A proposta da Assembleia Legislativa de Roraima é aproximar os atletas de todos os Núcleos do Poder Legislativo espalhados em sete municípios de Roraima. E como isso acontece? Através da interação entre os atletas durante partidas amistosas.

Neste final de semana, teve o primeiro jogo de futebol entre os times de Alto Alegre e Boa Vista, categoria Sub-16, na tarde do sábado, 21, no Estádio Municipal, e nem a chuva atrapalhou a empolgação e o desempenho dos meninos.

Conforme explicou o coordenador de Futebol do Abrindo Caminhos, Marco Andrade, a ideia de um intercâmbio esportivo é promover a interação entre os jogadores e observar os talentos que surgem nestas partidas. “A modalidade de futebol está indo muito bem. Os meninos estão se destacando e, com isso, observamos e encaminhamos aos clubes que já sabem desse trabalho que está acontecendo aqui no Estado”, disse.

No Estádio Municipal de Alto Alegre, de um lado o time da cidade, com uniforme azul marinho. Do outro, Boa Vista vestido de laranja e preto. Os atletas, com idade entre 13 e 16 anos, frequentam as aulas do Abrindo Caminhos, em sua maioria, desde o início do programa.

Os meninos estavam ‘com sede de gol’. Aos 20 minutos do primeiro tempo saiu o primeiro gol, do time de Boa Vista. Na reação, Alto Alegre marcou o segundo gol da partida. Antes do final do primeiro tempo, a chuva chegou, mas não atrapalhou o jogo. Para o atacante Breno Ryan dos Santos, autor de três gols para Boa Vista, o Futebol tem sido a oportunidade para muitos jovens saírem das ruas e seguirem por um caminho saudável. “Estou há cerca de oito meses e está sendo bom demais. Viemos aqui com a intenção de ganhar”, e realmente, Boa Vista venceu a partida por nove a um contra Alto Alegre.

O autor do único gol da equipe de Alto Alegre, o zagueiro Darlan Silva Pinto, de 14 anos, afirmou que pretende seguir no esporte e fazer carreira. Assim como Breno, ele reforçou a importância social do programa naquele município. “O futebol tira as pessoas da rua para que elas não façam coisas ruins por aí”, complementou.

Atualmente, o programa Abrindo Caminhos em Alto Alegre atende a 206 atletas no Futebol na sede e mais 60 nas Comunidades Indígenas do Raimundão e Sucuba.

“Há dias que as crianças esperavam esse intercâmbio entre as equipes de Boa Vista e aqui de Alto Alegre. A chuva até tentou, mas não conseguiu acabar com a empolgação da criançada”, contou o coordenador do programa no município, Francisco Kléber Alves.

Por Yasmin Guedes

SupCom/ALE-RR