TV Assembleia 57.3 reformula grade de programação e apresenta novidades

A grade de programação da TV Assembleia, canal 57.3, está com novidades. Além do ‘Em Pauta’ e do tradicional jornal ‘Assembleia Informa’, desde a semana passada está no ar os programas ‘Três Minutos com o deputado’, e a exibição de novos curta e média metragens, documentários, além de temas voltados para a educação infantil, política e economia. Ainda em formatação, o Portal Cultural e o Programa Musical vão mostrar e enaltecer as manifestações culturais local, regional e até nacional.

O diretor de programação da TV Assembleia, Bruno Almeida, contou que esse novo leque de informação é produto de uma parceria com outras tvs legislativas. “A nossa ideia é apresentar ao nosso telespectador, que já acompanha a programação, algo diferenciado. Com temas mais variados e não somente de Roraima, mas de outros estados brasileiros, que nos liberou material para exibição”, disse.

Conforme detalhou, todo o material a ser exibido na grade local passa por uma análise para saber se atende à necessidade do telespectador roraimense. “Roraima é um estado formado por muitos migrantes, então vamos exibir documentários, inclusive voltados para o povo sulista, nordestino, do centro-oeste. No Cabine Brasil teremos novos curta e média metragens, com filmes regionais e de outros estados”, ressaltou.

Almeida adiantou que o próximo passo agora é fechar a produção do Portal Cultural e do Programa Musical. “O Portal Cultural, como o próprio nome indica, vai abordar a nossa cultura, nossas manifestações e os nossos artistas. Será um programa que irá ao ar todas as quintas-feiras. E no programa musical teremos clipes dos artistas locais e nacionais. É um leque com novos conteúdos que está indo ao ar e que a gente espera conquistar ainda mais o nosso público”, complementou, ao salientar que todas as sessões legislativas são transmitidas ao vivo pelo canal 57.3 e via facebook, aproximando e possibilitando à população acompanhar as ações do Poder Legislativo.

O jornalista Otacílio Monteiro será um dos repórteres que vai apresentar o programa ‘Três minutos com o deputado’. Na opinião dele o programa abre as portas da Casa para o telespectador conhecer mais o trabalho desenvolvido no Parlamento. “A proposta deste programa é dar um feedback à população, mostrando o que acontece na Assembleia Legislativa, explicando para o cidadão como funciona o trabalho dos parlamentares. A cada programa o nosso telespectador vai se familiarizando com os termos aplicados no parlamento, entendo o que é uma indicação, um projeto de lei, um projeto de lei complementar, projeto de decreto legislativo, entre tantos termos usuais na Casa”, explicou.

Esse programa, conforme detalhou, tem um diferencial que é ter vários apresentadores, o que deixará o formato mais leve e dinâmico. “Vamos aproveitar o espaço das sessões realizadas nas terças, quartas e quintas-feiras para conversar com os deputados. O material gravado nas sessões será exibido diariamente durante toda a semana. A cada semana serão renovados, com dinamismo e o revezamento dos repórteres”, reforçou.

Por Marilena Freitas

SupCom/ALE-RR

Aurelina propõe criação de semana para combate à mortalidade materna

Manter o exame pré-natal em dia, bem como a alimentação e todos os demais cuidados durante a gravidez pode salvar a vida de gestantes e dos filhos. É pensando na prevenção de problemas durante o período gestacional e na hora do parto, que a deputada Aurelina Medeiros (PODE), apresentou na Assembleia Legislativa de Roraima, projeto de lei que prevê a realização da ‘Semana Estadual de Combate a Mortalidade Materna em Roraima’. Conforme o texto, as atividades serão executadas na semana do dia 28 de maio, mesmo período que acontece a Semana Nacional de Combate à Mortalidade Materna, amparada pela Portaria nº 663/94 do Ministério da Saúde (MS).

Aurelina sustenta a ideia afirmando que no Brasil se trabalha muito a prevenção da morte das crianças, o que ela considera fundamental, porém é necessário cuidar das mães também. “No país e em Roraima existem um índice representativo de mortalidade materna. Durante a Semana Estadual, vamos trabalhar justamente a prevenção dessas mortes, e identificar os motivos pelos quais essas mães não tiveram condições de realizar um acompanhamento médico satisfatório”, defendeu a autora da proposta.

Ela explica ainda que nesses dias serão realizadas atividades para conscientizar a população e promover um amplo debate sobre o tema, envolvendo poder público e sociedade civil. “Queremos despertar ainda mais o interesse pelos cuidados médicos para essas mães, principalmente aquelas que vivem em municípios do interior de Roraima, para que possam manter em dia as consultas médicas durante a gestação, isso garante a vida delas e das crianças”, reforçou Aurelina.

Conforme o Ministério da Saúde, morte materna é o óbito de uma mulher durante a gravidez ou até 42 dias após o término da gestação, independentemente da duração. É causada por qualquer fator relacionado ou agravado pela gravidez ou por medidas tomadas em relação a ela. Não é considerada morte materna a que é provocada por fatores acidentais ou incidentais. Em Roraima dados da Sesau (Secretaria de Estado da Saúde) apontam que de 2015 até agora, foram registrados 22 mortes maternas, sendo que a maioria delas ocorreu no interior do Estado.

Quando aprovado, o texto prevê que trabalhos da Semana Estadual de Prevenção a Mortalidade Materna devem ser coordenados pelo Poder Executivo. O projeto de Aurelina Medeiros está em tramitação nas Comissões Permanente da Assembleia e a proposta tão logo que esteja pronta para votação será apreciada em plenário.

Por Tarsira Rodrigues

SupCom/ALE-RR