A terça-feira, 24, iniciou diferente para os atletas de jiu-jítsu do programa Abrindo Caminhos da Assembleia Legislativa de Roraima. Em clima de comemoração, eles participaram de um café da manhã para celebrar a conquista das 52 medalhas conquistas durante o Campeonato Open Roraima de Jiu-Jítsu, realizado neste último final de semana, no Ginásio Senador Hélio Campos.

Amanda Helen da Silva, de 15 anos, não lutava jiu-jítsu antes de conhecer o Abrindo Caminhos, mas já está no programa há dois anos e acumula medalhas. “Eu queria uma experiência nova para minha vida, só estudava e agora mudou tudo e para melhor. Minha mãe sugeriu que eu fizesse balé, mas eu recusei e disse que era o esporte que me interessava. Quero mesmo é ser uma campeã nacional e internacional”, sonha a adolescente.

E para quem conheceu a atividade há pouco tempo e já conquistou medalhas, o melhor mesmo é comemorar. Esse é o caso do atleta Vithor Hugo Saturnino, 14, que começou a treinar no projeto há apenas quatro meses. Ele explica que já sabia que iria sair do campeonato com medalha. “Lutei para ganhar e sai mais experiente e pretendo seguir carreira e receber essa homenagem é uma honra”, comemorou.

A mãe de Vitor Hugo, Rosane Saturnino, afirmou que está em Roraima há pouco tempo e que o Abrindo Caminhos foi uma descoberta positiva na vida dela e dos três filhos. “Os três fazem várias modalidades no programa. Acredito que a educação vem de família, mas depois de conhecerem as atividades eles passaram a ter mais responsabilidade principalmente quanto a horários. Essa é realmente uma ótima oportunidade”, elogiou.

O presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Renier (SD), disse que essa homenagem para esses atletas é o mesmo que a sensação de que o dever está sendo cumprido todos os dias. “Temos uma equipe de profissionais qualificados, que trabalham com amor. Hoje é um momento importante porque estamos reconhecendo o trabalho de todos que trabalham no Abrindo Caminhos e principalmente dessas crianças e adolescentes que não estão medindo esforços para conquistar o topo”.

Jalser Renier destacou os resultados obtidos durante a competição do final de semana, em que o jiu-jitsu do Abrindo Caminhos conquistou 52 medalhas (ouro, prata e bronze), o 3º lugar na categoria Kids e o 2º lugar na categoria Juvenil do campeonato. “Para um projeto que tem um pouco mais de 18 meses isso é um vitória, pois todos estão imbuídos no propósito de fortalecer o programa e abrir horizontes para que esses atletas sejam futuros profissionais do esporte roraimense e até brasileiro”, ressaltou.

Neste próximo final de semana, quatro atletas do jiu-jitsu do Abrindo Caminhos participarão em São Paulo de uma competição da modalidade esportiva. “Estamos no rumo certo. Esse campeonato no sul do país já é também resultado do excelente trabalho que estamos proporcionando a essas crianças e adolescentes. Não posso deixar de agradecer também aos pais dessa garotada, que têm incentivado e acompanhado a evolução dos filhos nas atividades rotineiras do programa”, finalizou o presidente.

O programa – O programa Abrindo Caminhos da Assembleia Legislativa de Roraima trabalha com as modalidades de Balé, Ginástica Rítmica, Coral, Jiu-Jitsu, Teatro, Futebol e Jazz. Crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, que queiram participar das atividades podem procurar a sede do programa de 8h às 12h e das 14h às 18h, na avenida São Sebastião, nº 883, no bairro Cambará, zona Oeste de Boa Vista. É necessário apresentar a declaração escolar da criança ou adolescente, cópias do comprovante de residência, dos documentos pessoais dos pais ou responsáveis, do RG ou certidão de nascimento do aluno e uma foto 3×4 atualizada. Mais detalhes a Assembleia Legislativa de Roraima disponibiliza ainda o 0800 095 0047.

 

Por Tarsira Rodrigues

SupCom/ALE-RR