UNALE 2018 – Parlamentares se reúnem para discutir ‘Os desafios de um novo Brasil

A 22ª Edição da Conferência promovida pela União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale), promovida anualmente no mês de junho foi antecipada este ano. O evento ocorrerá nos dias 9, 10 e 11 de maio em Gramado no Rio Grande do Sul (RS) e terá como tema ‘Os Desafios de um Novo Brasil’. Deputados estaduais de Roraima e servidores do Poder Legislativo irão para o evento, que reunirá legisladores de todo o Brasil, que participarão de palestras, seminários e reuniões como a do Parlamento Amazônico.

Com a presença em mais esta edição da Unale, os deputados devem participar de todas as discussões, apresentar temas e levar as necessidades do Estado para mesa dos trabalhos. A deputada Lenir Rodrigues (PPS) disse que está na maior expectativa para o evento deste ano. “Estamos com grande expectativa para a Unale, porque teremos a oportunidade de discutirmos a política com ética, inclusive com presença confirmada de presidenciáveis e nós que estamos na vida política é interessante sabermos as propostas dessas pessoas para que possamos discutir também com as nossas bases, com a população e no âmbito do nosso partido”, comentou.

Lenir disse ainda que a expectativa maior mesmo é a questão da prestação de contas do Parlamento Amazônico, do qual é secretária geral do presidente Coronel Chagas. “Durante a Unale haverá eleição do Parlamento Amazônico para a escolha da nova diretoria e isso nos interessa muito porque é dentro do que são discustidas as pautas dos amazônidas”, ressaltou a parlamentar.

Para o deputado Evangelista Siqueira (PT), a conferência tem um papel fundamental para o desenvolvimento dos estados brasileiros. “A Unale congrega anualmente todos os parlamentares que são filiados, onde podemos discutir temas de relevância, colocamos ideias de legislações, e tiramos apontamentos para partilhar em nível regional e quem ganha com isso é a sociedade que passa a contar com um legislativo mais preparado”, defendeu.

O deputado Jorge Everton (MDB) também reconhece a importância do evento que reúne legisladores do país inteiro. “É um momento de ampliarmos nossos conhecimentos e promover uma discussão ampla das reformas que o Brasil precisa, aliado a demandas de Roraima. Esse encontro fortalece a nossa política e precisamos dessa união”, comentou.

A servidora do Poder Legislativo, Jisleyde Rocha, explica que se trata de uma oportunidade também para integrar os servidores dos poderes legislativos de diferentes estados brasileiros. “É uma forma de integrar e compartilhar informações com servidores de outras casas legislativas, trocando experiências, que irão ser úteis para o nosso trabalho”, afirmou.    

Comunicação – A Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima enviará uma equipe de profissionais a 22ª Edição da Conferência promovida pela Unale. “Neste evento serão realizadas conferências e debates que, às vezes, ocorrem simultaneamente, mas iremos trazer o máximo de informação possível para quem acompanha a programação da TV Assembleia”, disse a editora-chefe da TV Assembleia canal 57.3, Camila Dall’Agnol.

O evento ocorrerá no Centro de Eventos da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS), Gramado-RS.

 

Por Tarsira Rodrigues

SupCom/ALE-RR

Educar é Prevenir acontece esta semana na Escola Ayrton Senna

A equipe do projeto ‘Educar é Prevenir’, do Núcleo de Promoção e Prevenção e Tráfico de Pessoas da Procuradoria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima, entregou nesta segunda-feira, 7, os banners, cartazes, filmes e os panfletos que serão utilizados durante esta semana para capacitar o corpo docente e discente da instituição, quanto ao tema tráfico de pessoas para fins de exploração sexual.

Essa é a 18ª unidade de ensino que recebe a capacitação. Faltam ainda seis escolas e até o mês de julho esse projeto piloto, que tem trazido ganhos significativos para a Rede de Proteção ao Tráfico de Pessoas, será concluído. A coordenação do Núcleo já estuda a continuidade desse trabalho também nas escolas localizadas na área indígena.

Especialista nessa área de violência, a coordenadora do Núcleo, Socorro Santos, garante que em todas as escolas existe algum caso envolvendo abuso sexual. O trabalho do Educar é Prevenir tem a finalidade conscientizar as pessoas para essa realidade, inibir esse tipo de crime e mostrar como agir diante do fato consumado.

“A cada escola visitada há o empoderamento por meio de informação que atinge do gestor ao porteiro, que passam a conhecer a rede de políticas públicas que podem auxiliar a escola ao se verem diante de um caso. Representantes dessa rede de atendimento, no último dia do evento, participam de uma mesa-redonda com professores e alunos”, explicou.

Na Escola Ayrton Senna recentemente houve um caso desse tipo de crime, mas graças a ação enérgica da equipe pedagógica, o desfeche foi de um final feliz. O caso em andamento está sob sigilo. “Soubemos desse caso, que foi muito bem atendido pela escola, que fez o encaminhamento correto. E o que melhor, a família não fechou para o pacto de silêncio, pelo contrário, apoiou e ficou do lado da vítima. Na maioria das vezes essa situação acontece de outra forma”, afirmou.

A partir desta terça-feira, 8, até sexta-feira, 11, a equipe do Educar é Prevenir vai capacitar os funcionários da escola, e os professores vão repassar esse conhecimento aos alunos, que serão multiplicadores dessas informações junto aos demais colegas. No último dia, sexta-feira, das 16h às 17h30, será realizada uma roda de conversa para apresentação dos trabalhos, com a presença de autoridades locais.

Para o diretor da Escola Ayrton Senna, Izerbledison Franco Souza, o projeto é importante porque trata de um assunto que é possível acontecer no ambiente escolar. “Justamente por isso não podemos estar de fora, porque todo conhecimento a mais sobre essa temática é muito importante, assim como toda intervenção neste sentido feita por pessoas especializadas e acostumadas a lidar com esse tipo de situação. O fato de trazerem a experiência e o conhecimento para compartilhar conosco dentro do ambiente escolar, facilitará nosso trabalho, quando a gente se deparar com uma situação dessa, pois teremos mais elementos e subsídios para agir. Recebemos esse projeto com muito carinho e orgulho, que vai nos capacitar dentro dessa temática, afinal, esse tipo de crime é lamentável, mas é recorrente e pode acontecer dentro do ambiente escolar e a comunidade tem que estar preparada”, disse o gestor.

 

Por Marilena Freitas

SupCom/ALE-RR

DIA DAS MÃES – Procuradoria Especial da Mulher promoverá atividades em alusão a data

A Procuradoria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa de Roraima, por meio do Chame (Centro Humanitário de Apoio a Mulher), promoverá uma ação social alusiva ao Dia das Mães, comemorado no segundo domingo do mês de maio. As atividades consistem em atendimentos multidisciplinares e a unidade de ensino a receber essa iniciativa será a Escola Municipal Maria Gonçalves Vieira, localizada na rua Joca Farias, 1775, bairro Caranã, zona Oeste de Boa Vista, na sexta-feira, dia 11. Nesta instituição as atividades serão divididas em dois turnos, de 8h30 a 11h30 e das 13h30 as 17h30.

A procuradora-adjunta Especial da Mulher, Sara Patrícia Farias, explica que o público alvo desta ação serão as mulheres e as mães dos alunos, bem como toda a comunidade do bairro e adjacências. Uma equipe completa do Chame, com advogadas, psicólogas e assistentes sociais será disponibilizada para o serviço. “Vamos ofertar todo acolhimento que essas mulheres necessitarem, tanto no campo do psicológico, quanto na assistência jurídica e assistencial. Teremos uma sala exclusivamente para isso e com toda a estrutura possível”, detalhou.

Ela reforça ainda que a metodologia usada envolve o resgate da autoestima de mulheres vítimas de violência. “Temos por finalidade trabalhar conceitos, princípios, diretrizes e ações de prevenção e combate à violência, assim como de assistência e garantia de direitos a elas por meio das leis estaduais e federais”, pontou a procuradora-adjunta.

Palestras – Também estão previstas para o dia 11, palestras que trazem como temas a ‘Violência doméstica/familiar e autoestima’. As 8h30 quem receberá a equipe da Procuradoria será a Escola Municipal José David Feitosa, localizada na vicinal 07 do Assentamento Nova Amazônia, nas proximidades do igarapé do Murupu, zona rural de Boa Vista. Também no dia 11, de 10h30 às 15h, o atendimento será em Boa Vista, na Escola Municipal Jóquei Clube, situada na rua Professor Valdecir Botosi, sem número.

As palestras segundo Sara Patrícia também são direcionadas às mulheres do bairro e mães dos estudantes das instituições de ensino. “As demandas para que as palestras sejam ministradas, nós recebemos das instituições por meio de ofícios e buscamos atender com rapidez. Durante as discussões fazemos um debate acerca do combate à violência contra as mulheres e o estabelecimento e cumprimento de normas penais que garantam a punição e a responsabilização dos agressores e autores de violência contra as mulheres”, disse.

Como solicitar – Para entrar em contato e solicitar as palestras, as instituições interessadas devem mandar um ofício para a Procuradoria Especial da Mulher, localizada na rua Coronel Pinto, 524, Centro, em nome da procuradora-geral, deputada Lenir Rodrigues (PPS). Para qualquer esclarecimento, os telefones: (095) 08801-0522 ou pelo 0800 095 0047, estão à disposição.   

 

Por Tarsira Rodrigues

SupCom/ALE-RR