A visita é uma forma de orientar as empresas para que eventuais impasses possam ser solucionados com mais facilidade
Foto: Lucas Almeida/SupCom ALE-RR
Na tarde desta quinta-feira (26), as escolas de idioma foram alvo de um trabalho educativo realizado pelo Procon Assembleia. A visita foi uma forma de deixar os funcionários informados sobre a legislação prevista no Código de Defesa de Consumidor (CDC). Na ação foram informados os canais de acesso ao órgão de proteção e distribuídos manuais com orientações sobre o assunto.
De acordo com a advogada do Procon Assembleia, Pricilla Vanderlei, a ação é uma forma de orientar os proprietários, funcionários e clientes, sobre os direitos e deveres do consumidor. “Os funcionários das escolas têm a oportunidade de tirar as dúvidas para melhor atendimento ao cliente para que, em casos de problemas, a empresa saiba resolver a situação”.
A gestora de uma das escolas visitadas, no bairro São Francisco, Yasmire Hardy, desconhecia o serviço de orientação por telefone do Procon, em casos de dúvidas no atendimento ao cliente. “Achei interessante essa possibilidade de ligar para o Procon, quando precisar de ajuda nessa parte jurídica”.
Para a gestora de uma escola de idioma do Centro, Francisca Souza, a visita foi uma oportunidade de aprender. Para aprofundar o conhecimento sobre os direitos do consumidor, ela pretende solicitar a palestra para os funcionários da instituição. “A melhor parte foi da equipe do Procon vir até a gente. Além disso, o Manual do Consumidor será muito usado para esclarecer as dúvidas dos clientes e funcionários”.
Para quem deseja aprender uma nova língua, a advogada alerta que o consumidor deve ficar atento ao escolher uma escola de idiomas, principalmente se a unidade oferta um serviço muito barato. “Sugiro que o consumidor antes de firmar o contrato, pesquise o histórico da empresa. Se o consumidor notar algo suspeito, pode recorrer ao Procon, que estamos à disposição”.
PALESTRAS – O Procon Assembleia disponibiliza uma programação de palestras para as empresas. “Caso os estabelecimentos tenham interesse nós ministramos as palestras e tiramos todas as dúvidas sobre as relações de consumo tendo como base a legislação prevista no Código de Defesa do Consumidor”, reforçou a advogada.
Para mais informações, atendimentos ou solicitação das palestras, o Procon Assembleia funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, na rua Agnelo Bittencourt, número 232, Centro.
Denúncias e orientações podem ser feitas pelos telefones 4009-4820/4822/4823/4824 ou 4826 e ainda pelo e-mail proconassembleia@al.rr.leg.br. A Assembleia Legislativa de Roraima disponibiliza ainda o call center 0800 095 0047.
Para que o atendimento presencial seja agilizado, os consumidores e as empresas devem apresentar cópia de documentos que comprovem a transação comercial, como nota ou cupom fiscal, recibos, contratos, extratos ou faturas e cópia de documentação pessoal.
Vanessa Brito
SupCom ALE-RR