Pular para o conteúdo

CORAÇÃO AZUL – Casos de exploração sexual e trabalho escravo são identificados durante ação contra tráfico humano

Exposição marcou dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, celebrado no dia 30 de julho

Foto: SupCom ALE-RR

Movimentos sociais, instituições públicas e privadas realizaram neste dia 30 de julho, ações preventivas em alusão ao Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), intitulada pelo Ministério da Justiça como campanha Coração Azul. Durante a culminância da campanha, nesta segunda-feira (30), foram identificados uma vítima de exploração sexual e outro de trabalho escravo ou servidão.

“Dentro do tráfico de pessoas temos cinco modalidades. Em um dos casos a pessoa não sabia que estava sendo vítima de trabalho forçado. Explicamos a essa pessoa o que era servidão e ele ficou de ir lá no Núcleo para receber toda a informação sobre como proceder. Outro caso era de exploração sexual, que é um caso mais sigiloso”, explicou Socorro Santos, coordenadora do Núcleo de Promoção, Prevenção e Atendimento às Vítimas de Tráfico de Pessoas.

Os casos foram identificados durante a ação promovida pelo núcleo, ligado à Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, que realizou no Pátio Roraima Shopping, localizado no bairro Cauamé, zona Norte de Boa Vista, uma exposição e panfletagem com informações educativas e preventivas sobre este tipo de crime, considerando que Roraima é um dos principais estados na rota do tráfico de pessoas.

O estudante Jonathan de Oliveira passava pelo local quando foi abordado por um dos parceiros da exposição. Segundo ele, é importante municiar a população de informações sobre este tipo de atentado contra a vida. “Eu soube que é o terceiro crime mais incidente, abaixo de arma de fogo e de drogas. Às vezes pode acontecer ao lado da nossa casa e a gente não sabe o que fazer. Com essas informações, a gente sabe a quem recorrer”, frisou.

A exposição segue durante todo o dia 30, no primeiro piso do shopping. A ação contou com a parceria do Comitê Estadual de Combate a Exploração Sexual e Abuso contra Crianças e Adolescentes, a Rede Um Grito Pela Vida e o Exército da Salvação.  

Representando a organização cristã ‘Exército da Salvação’, a tenente Jaqueline Silva do Nascimento contou que a entidade atua na luta contra o tráfico de pessoas há mais de 150 anos no Brasil. “E para gente é muito importante unirmos ao Núcleo para o combate ser muito mais forte, ter muito mais peso e trabalharmos dentro da prevenção porque é algo que ajuda a minimizar essa temática”, contou.

NÚCLEO – Criado em 2016, o Núcleo de Promoção, Prevenção e Atendimento às Vítimas de Tráfico de Pessoas, da Procuradoria Especial da Mulher, atendeu a cinco casos de tráfico de pessoas, sendo duas encaminhadas por membros da Rede de Proteção e outras três de forma voluntária.

As denúncias podem ser feitas diretamente ao Disque 100 ou 180. Se preferirem, as vítimas podem procurar o Núcleo localizado na avenida Capitão Júlio Bezerra, nº 193, sala 5, no Centro de Boa Vista, onde serão acolhidas e orientadas.

 

Yasmin Guedes

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas