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Funcionários de supermercado recebem orientações sobre direitos do consumidor

Procon Assembleia está à disposição de empresas interessadas nas palestras ou visitas com orientações sobre o Código de Defesa do Consumidor

 

Foto: Lucas Almeida/SupCom ALE-RR

 

Funcionários do Supermercado Gavião tiveram uma tarde diferente nesta segunda-feira (30). Eles deixaram as atribuições diárias e se reuniram no auditório do Procon Assembleia para conhecer melhor o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A palestra, dirimindo dúvidas relacionadas às relações de consumo envolvendo fornecedor e consumidor, foi ministrada pelo advogado da instituição, Samuel Weber, que utilizou vários exemplos para melhor esclarecer o assunto.

Os 30 funcionários fazem parte da primeira turma a receber as orientações do Procon, conforme explicou a diretora, Eumaria Aguiar. “Como o supermercado não dispõe de auditório, o Procon está fornecendo o espaço para atendê-los, a fim de promover o equilíbrio na relação de consumo”, disse.

A gerente de Recursos Humanos do Grupo Gavião, Diane Cunha, foi quem organizou o encontrou e avaliou a palestra como produtiva. “A nossa intenção, ao receber essa orientação, é tratar da melhor forma possível os nossos consumidores, evitando eventuais problemas”, disse.

O desconhecimento do Código de Defesa do Consumidor, explicou Diane, acaba acarretando, na maioria das vezes, em prejuízo para o fornecedor. Ela ressaltou que os novos conhecimentos adquiridos vão contribuir para aumentar a satisfação do cliente e, consequentemente, a credibilidade da empresa no mercado.

A fiscal de caixa, Edilene Guimarães, disse que a palestra vai ajudar a desempenhar as atividades diárias com mais segurança. Por ser também consumidora, ela considerou muito importante o esclarecimento dado pelo advogado sobre os prazos relacionados às trocas para bens duráveis e não-duráveis.

“Não sabia que o prazo para trocar bens não-duráveis era de 30 dias, e que o prazo para a substituição dos bens duráveis é de 90 dias. Sempre acreditei na história dos vendedores, que diziam que o prazo era somente de sete dias. Esse esclarecimento vai me ajudar, inclusive, na hora em que eu estiver na condição de consumidora”, observou.

As empresas interessadas em conhecer as palestras e receber as visitas do Procon Assembleia podem solicitá-las por meio de ofício, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, na rua Agnelo Bittencourt, nº 216, no Centro. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone 4009-4820.

 

Marilena Freitas

SupCom ALE-RR

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