TV Assembleia completa três anos de atuação em Roraima

O foco do canal é aproximar o cidadão das ações do Poder Legislativo

Foto: SupCom ALE-RR

Com apenas um clique no controle remoto, a dona de casa Heloisa Coutinho consegue ficar informada sobre as ações do Poder Legislativo. Ela, assim como toda a população roraimense – e até de outros estados, pela internet – pode acompanhar, em tempo real, as sessões plenárias por meio da TV Assembleia, canal 57.3. O conteúdo é transmitido também pelas redes sociais.

“Assisto, por causa das informações transmitidas, para ficar por dentro da política de Roraima. Acho muito importante esse trabalho de repassar as ações da Assembleia para o povo”, disse a dona de casa.

A TV Assembleia é a primeira emissora pública do parlamento no Estado, e nesta terça-feira (7) completa três anos, com uma trajetória marcada por conquistas e desafios.  A repórter Tarsira Rodrigues é a integrante mais antiga da equipe, fazendo parte desde o início dos trabalhos. Ela relembra que o começo foi marcado uma equipe pequena e poucos equipamentos. “No início ficamos muito temerosos e enfrentamos vários desafios, como por exemplo, montar um estúdio com poucos recursos. Outro desafio foi, e ainda é, traduzir os assuntos parlamentares numa linguagem simples para a população”.

O canal foi ao ar pela primeira vez no dia 7 de agosto de 2015, já com tecnologia digital e conta com 24 horas de programação. O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Jalser Renier (Solidariedade) explica que a emissora tem estreitado ainda mais a relação do Poder Legislativo com a sociedade de Roraima, dando ao povo a oportunidade de acompanhar a atuação dos 24 parlamentares. “Sabemos que a comunicação tem o poder de provocar mudanças positivas na vida de uma comunidade e é com esse foco que os profissionais que formam a equipe da TV Assembleia trabalham todos os dias”.

A superintendente de Comunicação da ALE-RR, Élissan Paula Rodrigues, explica que além da TV, o canal busca se aproximar da população por meio de aplicativos, telefone e por e-mail. “A TV é para todos, desde o cidadão mais humilde ao melhor situado na sociedade. Nossa intenção é melhorar cada vez mais, e contribuir para o desenvolvimento social e cultural da população”.

PROGRAMAÇÃO – O carro chefe da programação da emissora é a transmissão ao vivo das sessões plenárias, realizadas às terças, quartas e quintas-feiras. Há ainda o jornal Assembleia Informa, um jornal ao vivo que vai ao ar às 18h, com assuntos do Poder a Legislativo e também de utilidade pública.

A TV dispõe ainda do programa Em Pauta, com entrevistas sobre assuntos da atualidade e para abordar os principais acontecimentos, o Resumo da Semana. Além disso, a grade é composta por documentários, conteúdo jornalístico feito para abordar com mais profundidade questões sobre educação, social e cultural, produz documentários e reportagens.

VANESSA BRITO