Pular para o conteúdo

POVOS INDÍGENAS – Deputados destacam ação do Poder Legislativo em prol das comunidades

Uma das conquistas foi a inclusão da educação indígena no Plano Estadual de Educação

Foto: SupCom ALE-RR

No Dia Internacional dos Povos Indígenas, deputados estaduais destacaram avanços na educação área da educação, graças à atuação do Poder Legislativo. O assunto foi lembrado durante a sessão plenária desta quinta-feira (9) na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

Durante as explicações pessoais, o deputado estadual Evangelista Siqueira (PT) ressaltou que, sobretudo a nível federal, o governo não tem respeitado as demandas dos povos indígenas. “As etnias estão nas ruas lutando pelo seu protagonismo, para garantir seus direitos e para que os direitos já constituídos não sejam retirados”.

O parlamentar relembrou a elaboração do Plano Estadual de Educação, que não contemplava as especificidades da educação indígena. Segundo ele, para mudar essa situação, a Comissão de Educação, Desportos e Lazer da ALE-RR fez um trabalho árduo. “Nos debruçamos sobre o plano, ouvimos as necessidades das comunidades e conseguimos incluir um capítulo que trata especificamente da população indígena de Roraima”.

A deputada Lenir Rodrigues (PPS) ressaltou que o plano original possuía este capítulo, o qual foi retirado pelo Poder Executivo. “Quando o projeto chegou à Casa,  a Comissão de Educação percebeu o erro e trabalhou duro para que esse capítulo voltasse à lei, que foi aprovada”, relembrou.

Segundo Lenir, Roraima é o único estado em que os professores indígenas têm plano de carreira. “Defendo essa causa e quero dizer que a Assembleia Legislativa está de braços abertos para atender a população indígena, pois apenas com diálogo podemos desenvolver políticas públicas voltadas para essa população”.

VANESSA BRITO

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas