ABRINDO CAMINHOS – Coral intensifica ensaios para apresentações de fim de ano

Crianças e adolescentes estão afinados para as apresentações que se intensificam no segundo semestre

 

Foto: Lucas Almeida/SupCom ALE-RR

 

Com o tema “Circo” já definido para este ano, o coral do Abrindo Caminhos já iniciou os ensaios para as apresentações tradicionais de fim de ano. Os ensaios acontecem às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 19h30, na sede do programa, localizado na avenida São Sebastião, nº 883, no bairro Cambará, zona Oeste de Boa Vista.

A professora Kastorijane Oliveira explicou que quase 130 crianças e adolescentes que participam do coral estão afinados e ansiosos para as apresentações até o final do ano. “A maioria deles já faz parte do coral desde o início das atividades do programa Abrindo Caminhos. E como todos os anos fazemos apresentações diversas, a turma não mede esforços, é dedicada e não falta as aulas. Faremos lindas apresentações”, comentou.

O coral está se preparando para a Cantata de Natal, que acontecerá em Caracaraí e para a abertura do Natal em Família promovido em frente à Assembleia Legislativa e no Campo do Rei Pelé, no bairro Senador Hélio Campos, e em municípios do Estado, no mês de dezembro.

“Sempre recebemos convites de outras instituições para participarmos de eventos. Com certeza teremos bastante trabalho neste ano, o que é bom para o coral, que ganha credibilidade e a garotada fica mais confiante e feliz com o resultado de muitos meses de ensaio”, destacou a professora.

Ana Luisa Duarte, de 10 anos, é uma das crianças que integram o coral. Este é o primeiro ano que ela participa e conta que pretende continuar no Abrindo Caminhos até completar 17 anos. “Eu gosto de cantar e de dançar”. Quando questionada sobre sua música favorita para essa temporada de apresentações, ela pergunta se precisa escolher. “Só uma?” diz, ao entregar um pedacinho da surpresa: “O Circo Chegou e João e Maria”, revelou a garota.

ABRINDO CAMINHOS – É um programa social da Assembleia Legislativa, que atende crianças e adolescentes de 5 a 17 anos em Boa Vista, Iracema, Alto Alegre, Caracaraí, Rorainópolis, Mucajaí e São João da Baliza. O coral é apenas uma das atividades oferecidas para esse público, que também dispõe de aulas de informática, balé, ginástica rítmica, jiu-jitsu, teatro, tae-kwo-do, entre outras.

SupCom ALE-RR

14.08.2018

Audiência discutirá falta de transporte escolar na região do Truaru

Deputados aprovaram requerimento para discutir a situação de alunos que estão há mais de 90 dias sem aula por falta de condução

Foto: SupCom ALE-RR

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Roraima desta terça-feira (14), os deputados aprovaram o requerimento do deputado Naldo da Loteria (PSB), para a transformação da sessão plenária do próximo dia 22 de agosto em comissão geral. O objetivo é discutir a situação enfrentada pelos alunos da Escola Estadual Albino Tavares, na zona rural de Boa Vista, que está há mais de 90 dias sem aula por falta de transporte escolar.

Conforme o autor do requerimento, os moradores já interditaram a BR-174 duas vezes por conta da falta de transporte. “Isso está afetando diretamente os alunos daquela região”, ressaltou.

Para a audiência serão convidados gestores e professores da escola e representantes da categoria, Ministério Público, Secretaria Estadual de Educação e Desporto, pais, alunos e demais entidades ligadas.

No inicio do mês, o Ministério Público de Roraima ajuizou uma ação com pedido de liminar contra do Governo do Estado, devido à falta de transporte escolar para atender os alunos da Escola Estadual Albino Tavares. Conforme as informações, os correm o risco de perder o ano letivo.

 

JÉSSICA SAMPAIO

14.08.2018

Deputado Chagas reafirma irregularidades na fiscalização eletrônica de trânsito

Parlamentar informou que uma comissão encaminhará relatório a órgãos de fiscalização, enquanto a Casa avalia mecanismos para tornar atos nulos

Foto: SupCom ALE-RR

O deputado Coronel Chagas (PRTB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima nesta terça-feira (14) para informar que um relatório sobre irregularidades na fiscalização eletrônica de trânsito será protocolado junto a Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV), Procon Assembleia e Procuradoria Geral da Assembleia para que sejam analisadas as providências cabíveis.

O relatório é resultado do trabalho de uma Comissão Especial Externa montada para analisar a fiscalização eletrônica de trânsito, que chegou a realizar uma audiência pública sobre o assunto.

Chagas, que é presidente da comissão, explicou que a medida atendeu a uma necessidade da comunidade, pois a aplicação de multas, considerada pelos parlamentares como excessivas, tem afetado milhares de condutores em Boa Vista. “É de conhecimento de todos a sensação de que se estava criando uma indústria da multa em Boa Vista”, frisou o parlamentar, ao relembrar que o Poder Legislativo aprovou um decreto para suspensão do convênio entre a Prefeitura da Capital e Estado, por meio do Detran (Departamento Nacional de Trânsito), que permitia o uso dos dados captados pelos radares para aplicação de multas.

Diante do fato, a Casa criou a Comissão Especial Externa que debateu a fiscalização eletrônica em audiência pública, com a participação de representantes de órgãos públicos e movimentos sindicais ligados ao trânsito, com exceção da Prefeitura que não enviou representante do SMTRAN (Superintendência Municipal de Trânsito) para discutir sobre o tema.

“Nessa audiência, tivemos uma informação muito importante trazida pelo presidente do Crea [Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Roraima]. Ele informou que as empresas Eletrosinal e Data Traffic não estão devidamente credenciadas junto ao Crea de Roraima e, de acordo com a legislação federal, elas não estão aptas a atuarem enquanto não tiverem seu credenciamento homologado ”, frisou o deputado.

Com base nessas informações, o relatório da Comissão será encaminhado aos órgãos de fiscalização municipal e de Defesa do Consumidor, para a adoção de providências no âmbito de suas responsabilidades.

Em relação à Procuradoria Geral da Assembleia, espera-se uma análise jurídica para saber sobre a competência do Poder Legislativo neste caso. “Queremos saber se a Assembleia Legislativa possui competência para propor atos administrativos e declarar nulos esses atos”, complementou.

 

YASMIN GUEDES

SupCom ALERR

SUL DO ESTADO – Izaías Maia denuncia paralisação das obras de recuperação de vicinais

Parlamentar também reclamou sobre a criminalidade praticada por imigrantes venezuelanos

 

Foto: SupCom ALE-RR

Nesta terça-feira (14), o deputado estadual Izaías Maia (MDB) subiu à tribuna do plenário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) para denunciar a paralisação das máquinas que recuperam as vicinais no sul do Estado, supostamente por falta de combustível. Além disso, o parlamentar reclamou sobre a criminalidade praticada por imigrantes venezuelanos.

O deputado pediu que o Governo do Estado investigue a paralisação das máquinas, para verificar se realmente se trata de falta de combustível. “Não estão trabalhando por falta de diesel? Alguma coisa está errada. Há informações que vão pagar essas empresas paradas por meio de um serviço particular. Se os moradores colocarem o diesel eles trabalham”, denunciou.

O deputado destacou que os municípios de Rorainópolis, São João da Baliza e São Luiz estão abandonados, que os bairros estão tomados pela lama e barro, por conta da paralisação das obras nas estradas.

Outro assunto abordado pelo parlamentar foi novamente a criminalidade que, segundo o parlamentar, tem aumentado em função de crimes praticados por imigrantes venezuelanos. O deputado citou o caso de um venezuelano acusado pelo estupro de uma criança de sete anos, que foi liberado após audiência de custódia. “Eles fazem o que bem querem, e infelizmente com essa audiência de custódia eles são liberados, fazendo com que a onda de criminalidade aumente”.

VANESSA BRITO

SupCom ALE-RR