Pular para o conteúdo

ACESSO À INFORMAÇÃO – Cursos de informática reforçam qualificação profissional da população

Comemorado nesta quarta-feira (15), o Dia da Informática exalta a ciência que estuda o tratamento da informação através do computador

Foto: Lucas Almeida/SupCom ALE-RR


A informática se tornou um instrumento indispensável nos dias atuais e por isso, tem se tornado essencial à inclusão das pessoas no mercado de trabalho. Foi o caso do mecânico Mário Jorge Paula, de 49 anos, que perdeu uma oportunidade por não ter qualificação na área.

“Quando eu fui fazer o seletivo do Exército, por não ter o curso de informática eu fui desclassificado. Eu não tinha ideia de como a informática era tão importante. Por conta disso, eu tive que correr atrás e me atualizar”, ressalta o mecânico, que hoje participa das aulas de informática na Escola do Legislativo, unidade Silvio Botelho.

Professor de informática há 17 anos, Josimael de Oliveira explica que apesar das dificuldades da profissão, ele não consegue se imaginar em fazendo outra coisa. “A informática tem uma vertente incrível que oferece vários caminhos onde as pessoas podem ingressar, representando a inclusão na tecnologia a quem antes não tinha acesso à informação”, destaca.

A estudante Naamá Santos, de 16 anos, ingressou nas aulas de informática da Escola do Legislativo por indicação da irmã, que já participa dos cursos preparatórios da unidade. A adolescente conta que aos oito anos teve o primeiro contato com o computador, mas com o decorrer do tempo, sem a prática, ela acabou esquecendo algumas técnicas necessárias.

“Hoje a informática é a mudança, que nos aproxima da informação, nos atualiza e nos mostra algo novo diariamente”, afirma a garota que pretende dar continuidade ao curso nos módulos avançado e intermediário.

 

Escola do Legislativo já treinou mais de 4 mil alunos

 

Conforme a coordenadora da Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, Cristina Mello, desde a inauguração da unidade, no dia 14 de agosto do ano passado,  mais de 4 mil pessoas foram capacitadas somente no curso de informática.

“A cada mês, nós iniciamos novas turmas tanto na informática básica, intermediária e avançada. É um curso muito procurado, por conta da importância que tem para o mercado de trabalho”, explica.

OPORTUNIDADE – A Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios ainda está com vagas abertas para o curso de informática intermediária, com a carga horaria de 30h. As aulas que iniciam nessa quinta-feira (16), acontecem todas as terças e quintas-feiras na unidade do bairro Silvio Botelho, localizada na Rua Sólon Rodrigues Pessoa, nº 1.313. Mais informações pelo 0800 095 0047.

JÉSSICA SAMPAIO

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas