Funrio altera cronograma para segunda etapa da prova de procurador

Prova discursiva será aplicada no dia 11 de novembro

Foto: SupCom ALE-RR

A Funrio (Fundação de Apoio, Pesquisa, Ensino e Assistência do Rio de Janeiro), realizadora do concurso público da Assembleia Legislativa de Roraima, divulgou alteração na data da segunda fase (prova discursiva) para o cargo de procurador. O exame seria aplicado neste domingo (4) e com a mudança, passará para o dia 11 de novembro.

Os interessados podem acompanhar a alteração no site da Funrio (www.funrio.org.br) e no Diário Oficial da Assembleia Legislativa pelo endereço eletrônico www.al.rr.leg.br, do dia 29 de outubro.  

A divulgação das notas preliminares desta segunda fase será feita no dia 23 de novembro. No dia 30, sairá a convocação para terceira etapa (entrega de títulos), de 8 a 10 de dezembro. O resultado final, conforme o edital, está previsto para o dia 27 de dezembro deste ano.

GABARITO – Os gabaritos oficiais das provas para assistente legislativo e procurador já estão disponíveis no site da Funrio. A previsão para divulgação do resultado final para assistente legislativo e taquígrafo está prevista para o dia 14 de novembro, de acordo com o cronograma. Nesta segunda-feira (29), a Funrio disponibilizou a relação de notas da prova prática para o cargo de taquígrafo.

YASMIN GUEDES

SupCom ALE-RR

Documentários da TV Assembleia são disponibilizados no Youtube

De animais abandonados a fake news, produções abordam temas que buscam contribuir para uma sociedade mais crítica

 

Foto: Lucas Almeida/SupCom ALE-RR

 

A TV Assembleia, canal 57.3, tem se destacado no cenário local pela produção de documentários sobre assuntos de relevância social. Para que mais pessoas tenham acesso aos conteúdos, a emissora passou a disponibilizar as produções no Youtube, maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo.

Em https://www.youtube.com/user/ALERR1991, a população pode acessar documentários sobre fake news (notícias falsas), migração nordestina, intolerância e direitos dos animais. Outros materiais estão em produção e serão disponibilizados em breve, como por exemplo, uma abordagem aprofundada sobre depressão e ainda a repercussão após conflitos entre imigrantes venezuelanos e brasileiros na fronteira. O canal também disponibiliza o conteúdo produzido diariamente pela equipe de jornalismo.

A coordenadora da emissora, Sônia Lúcia Nunes, relata que a produção audiovisual é uma forma de abordar assuntos relevantes de forma mais aprofundada, já que nos jornais diários o tempo é reduzido.  “Além de ser uma emissora pública do parlamento, a TV busca sempre levar informações de interesse da população. Os documentários vêm justamente para trazer de forma mais detalhada, temas atuais para a nossa sociedade”, explicou.

Ela ressaltou que muitas pessoas não têm tempo para acompanhar a programação, que agora poderá ser acessada com apenas alguns cliques. “Com o celular na mão, o telespectador pode acessar o conteúdo de qualquer lugar”, pontuou.

A população pode ajudar na produção destes documentários, sugerindo assuntos que podem virar documentário. Para isso, basta entrar em contato com a produção da emissora pelo telefone (95) 98402-2774 ou pelo email tvassembleia57.3@gmail.com.

 

Confira alguns dos documentários disponíveis na plataforma

 

Filhos do Norte, Netos do Nordeste: retrata a influência da cultura e do comportamento dos nordestinos em Roraima.

Anjos da Cidade – Direito dos Animais: apresenta a realidade de cães e gatos abandonados pelas ruas de Boa Vista, que enfrentam fome, frio e o descaso do poder público.

O Passo dos Sonhos: conta a história do bailarino e professor de dança Everton Alves,  sobre os obstáculos ao longo de sua carreira, uma inspiração para quem deseja alcançar os seus sonhos.

Fake News – A Verdade Por Trás do Compartilhamento: informa os riscos do compartilhamento de notícias falsas na internet e dá dicas de como identificar e combater essa propagação.

VANESSA BRITO

SupCom ALE-RRa

CIDADANIA – Escotismo estimula desenvolvimento de jovens em Iracema

Grupo educacional incentiva crianças e adolescentes a assumirem seu próprio desenvolvimento junto com a comunidade, formando verdadeiros líderes

 

Foto: H. Emiliano/SupCom ALE-RR

Por meio do programa Abrindo Caminhos do Núcleo da Assembleia Legislativa em Iracema, cidade localizada a 93 quilômetros de Boa Vista, o Grupo de Escoteiros do município atende 38 crianças e adolescentes, de 8 a 17 anos, com trabalhos voltados a cidadania, meio ambiente e disciplina.

O grupo foi criado em 2006, mas após um tempo parado, voltou à ativa em 2017, com apoio da Assembleia Legislativa de Roraima. Marcos Adrião é escotista e comanda uma turma de jovens escoteiros do programa Abrindo Caminhos há pouco mais de um ano. “Fazemos com que as crianças e adolescentes trabalhem em equipe, sejam bons cidadãos no futuro, respeitem os pais e os professores”, frisou.

Além disso, os jovens aprendem técnicas de sobrevivência, disciplina, a cumprirem compromissos e a ajudar a quem precisa. As atividades são desenvolvidas no campo de futebol da cidade e em áreas ao redor da sede, em dias de terça a sexta-feira, das 17h30 as 18h30 e aos sábados a partir das 6h. “Na mata eles aprendem a acender um fogo, a armar uma barraca, conhecer os animais peçonhentos que nós temos aqui na nossa Amazônia”, reforçou o escotista.

A proposta é ampliar o acesso ao escotismo no próximo ano com a abertura de outras turmas. Entre os principais apoiadores do movimento, conforme Adrião, estão os pais dos escoteiros de Iracema. “Eles são os principais incentivadores do Movimento Escoteiro”, complementou.

Motivado pelo irmão escoteiro, Jhones Santos Cardoso, de 14 anos, participa do escotismo do Abrindo Caminhos desde a retomada das atividades, em 2017, e viu no grupo a oportunidade de ficar longe de problemas como as drogas e a ociosidade. “Aprendi aqui que nós devemos respeitar nossos pais em casa, a não responder, a ajudar o próximo. E isso vai me ajudar a me tornar um homem melhor no futuro”, salientou o adolescente.

Dentre as leis aplicadas pelo movimento, Cardoso destacou a primeira como uma das mais importantes para o grupo: “Escoteiro tem uma só palavra, sua honra vale mais do que sua própria vida. Significa que o escoteiro não pode mentir para seus pais, escoteiro é leal”, destacou.

Outro voluntário do grupo de escotismo da Assembleia Legislativa é o estudante Anderson Gustavo Silva, 9 anos. “É muito legal participar do grupo e ser uma boa pessoa. Aprendi a cuidar das plantas, a não jogar lixo nas ruas”, contou o garoto, em poucas palavras.

Para a coordenadora do Núcleo em Iracema, Mara Cadete, os alunos do Abrindo Caminhos aprendem diariamente questões ligadas ao meio ambiente, à comunidade onde vivem, à cidadania e a praticarem a o respeito dentro e fora de casa. “Todos esses alunos estão desde o início, quase não existe desistência dentro do Escotismo aqui em Iracema”, falou.

ATIVIDADES – O Núcleo da Assembleia Legislativa de Iracema funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h e das 13h30 às 18h, na rua Doutor Bernardo Saião, sem número, no Centro de Iracema. Atualmente, o Abrindo Caminhos desenvolve, além do escotismo, as atividades de katatê, futebol, ginástica rítmica e coral. A Escola do Legislativo oferta aos munícipes aulas de inglês, espanhol e informática, de forma gratuita.

YASMIN GUEDES

SupCom ALE-RR