Pular para o conteúdo

CIDADANIA – Escotismo estimula desenvolvimento de jovens em Iracema

Grupo educacional incentiva crianças e adolescentes a assumirem seu próprio desenvolvimento junto com a comunidade, formando verdadeiros líderes

 

Foto: H. Emiliano/SupCom ALE-RR

Por meio do programa Abrindo Caminhos do Núcleo da Assembleia Legislativa em Iracema, cidade localizada a 93 quilômetros de Boa Vista, o Grupo de Escoteiros do município atende 38 crianças e adolescentes, de 8 a 17 anos, com trabalhos voltados a cidadania, meio ambiente e disciplina.

O grupo foi criado em 2006, mas após um tempo parado, voltou à ativa em 2017, com apoio da Assembleia Legislativa de Roraima. Marcos Adrião é escotista e comanda uma turma de jovens escoteiros do programa Abrindo Caminhos há pouco mais de um ano. “Fazemos com que as crianças e adolescentes trabalhem em equipe, sejam bons cidadãos no futuro, respeitem os pais e os professores”, frisou.

Além disso, os jovens aprendem técnicas de sobrevivência, disciplina, a cumprirem compromissos e a ajudar a quem precisa. As atividades são desenvolvidas no campo de futebol da cidade e em áreas ao redor da sede, em dias de terça a sexta-feira, das 17h30 as 18h30 e aos sábados a partir das 6h. “Na mata eles aprendem a acender um fogo, a armar uma barraca, conhecer os animais peçonhentos que nós temos aqui na nossa Amazônia”, reforçou o escotista.

A proposta é ampliar o acesso ao escotismo no próximo ano com a abertura de outras turmas. Entre os principais apoiadores do movimento, conforme Adrião, estão os pais dos escoteiros de Iracema. “Eles são os principais incentivadores do Movimento Escoteiro”, complementou.

Motivado pelo irmão escoteiro, Jhones Santos Cardoso, de 14 anos, participa do escotismo do Abrindo Caminhos desde a retomada das atividades, em 2017, e viu no grupo a oportunidade de ficar longe de problemas como as drogas e a ociosidade. “Aprendi aqui que nós devemos respeitar nossos pais em casa, a não responder, a ajudar o próximo. E isso vai me ajudar a me tornar um homem melhor no futuro”, salientou o adolescente.

Dentre as leis aplicadas pelo movimento, Cardoso destacou a primeira como uma das mais importantes para o grupo: “Escoteiro tem uma só palavra, sua honra vale mais do que sua própria vida. Significa que o escoteiro não pode mentir para seus pais, escoteiro é leal”, destacou.

Outro voluntário do grupo de escotismo da Assembleia Legislativa é o estudante Anderson Gustavo Silva, 9 anos. “É muito legal participar do grupo e ser uma boa pessoa. Aprendi a cuidar das plantas, a não jogar lixo nas ruas”, contou o garoto, em poucas palavras.

Para a coordenadora do Núcleo em Iracema, Mara Cadete, os alunos do Abrindo Caminhos aprendem diariamente questões ligadas ao meio ambiente, à comunidade onde vivem, à cidadania e a praticarem a o respeito dentro e fora de casa. “Todos esses alunos estão desde o início, quase não existe desistência dentro do Escotismo aqui em Iracema”, falou.

ATIVIDADES – O Núcleo da Assembleia Legislativa de Iracema funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h e das 13h30 às 18h, na rua Doutor Bernardo Saião, sem número, no Centro de Iracema. Atualmente, o Abrindo Caminhos desenvolve, além do escotismo, as atividades de katatê, futebol, ginástica rítmica e coral. A Escola do Legislativo oferta aos munícipes aulas de inglês, espanhol e informática, de forma gratuita.

YASMIN GUEDES

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas