Deputados homenageiam personalidades e associação por serviços prestados ao Estado

Projetos de Decreto Legislativo foram aprovados em sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Roraima

Foto: SupCom ALE-RR

Cinco projetos de decreto legislativo foram aprovados na sessão plenária desta quarta-feira (21) na Assembleia Legislativa de Roraima. As matérias homenageiam personalidades do Estado com entrega de comendas e reconhecimento por serviços prestados ao Estado.

O deputado Mecias de Jesus (PRB) é autor de três projetos de decreto legislativo aprovados nesta sessão ordinária. O primeiro concede a comenda “Orgulho de Roraima” ao engenheiro agrônomo e advogado Alcides da Conceição Lima Filho. Entre as atividades desenvolvidas no Estado, ele foi titular da Secretaria de Agricultura e abastecimento e deputado federal entre 1989 a 1991. Na década de 1990, implantou em Boa Vista a Emhur (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional do Município de Boa Vista).

A Associação Asas de Socorro, de caráter filantrópico e sem fins lucrativos, também será homenageada por desenvolver ações de benefício à população, principalmente em comunidades indígenas, com instalação de uma rede de comunicação para facilitar os voos em regiões de difícil acesso, além de facilitar o pedido de socorro em situações emergenciais.

A terceira comenda aprovada de autoria do deputado Mecias de Jesus, reconhece o general Joaquim Silva e Luna, ministro da Defesa, como Cidadão Benemérito do Estado de Roraima. Na década de 1980, foi comandante da 2ª Companhia de Engenharia de Construção em Caracaraí. Como Oficial Superior, Luna comandou o 6º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção) de 1996 a 1998 e esteve presente na recuperação de trechos importantes e construção de pontes que facilitaram a vida das pessoas.

Três personalidades do karatê receberão a comenda “Orgulho de Roraima”: Márcio de Souza Soares, fundador do projeto social Atletas do Futuro em Rorainópolis; Washington Luiz, há 41 anos na modalidade, é presidente da Federação Amazonense de Karatê e parceiro dos atletas de Roraima; e Adysson Pereira, faixa preta segundo dan, que trabalha com o esporte em São Luiz, Sul do Estado. Este projeto é de autoria do deputado Jorge Everton (MDB).

A última proposta de entrega de comenda desta natureza partiu do deputado Gabriel Picanço (PRB). Os nomes aprovados foram do reitor da UFRR (Universidade Federal de Roraima), Jefferson Fernandes do Nascimento, primeiro roraimense eleito para este cargo na instituição de ensino superior; Arnaldo Mendes de Souza Cruz, superintendente do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial); Marcos Gil Barbosa Dias, procurador-geral, e Almecir de Freitas Câmara, gestor do SESI (Serviço Social da Indústria).

YASMIN GUEDES

SupCom ALE-RR

PA NOVA AMAZÔNIA – Deputados reconhecem associação como de utilidade pública para Roraima

Grupo atua na agricultura familiar e com o novo status, poderá pleitear recursos públicos para reforçar suas atividades

 

Foto: SupCom ALE-RR

Com 15 votos favoráveis, parlamentares aprovaram nesta quarta-feira (21), o projeto de decreto legislativo de autoria da deputada Lenir Rodrigues (PPS) que reconhece a Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais em Regime Familiar do PA Nova Amazônia I (ASSTRF-PANA) como de utilidade pública para o Estado.

Dessa forma, a associação poderá angariar recursos públicos para desenvolver atividades junto aos associados, pessoas ligadas diretamente à agricultura familiar. Localizada na zona rural de Boa Vista, a entidade foi criada há mais de 10 anos.

Conforme a autora do projeto, deputada Lenir Rodrigues, a aprovação desta matéria representa um avanço para os agricultores. “A utilidade pública é muito importante para se buscar investimentos na agricultura familiar da região por meio da associação”, destacou a parlamentar.

A ASSTRF-PANA é formada por agricultores familiares e tem a finalidade de ajuda mútua e sem fins lucrativos. Os membros, em coletividade, desenvolvem produções agrícolas nas áreas de pesca, plantio de grãos e hortaliças, além do agroextrativismo. “É uma associação com sede própria. Várias famílias participam ativamente dela”, complementou a deputada.

 

YASMIN GUEDES

SupCom ALE-RRa

CIDADANIA – Raiar do Sol recebe ações da Assembleia Legislativa até sexta-feira

São ofertados os serviços do Chame, Fiscaliza Roraima e Procon Assembleia

Foto: Lucas Almeida/SupCom ALE-RR

 

Irregularidades na merenda escolar, denúncias de violência doméstica, e orientação jurídica sobre os direitos do consumidor, são as principais demandas da população em uma iniciativa promovida pela Assembleia Legislativa. Nesta semana, a ação atende os moradores do bairro Raiar do Sol e proximidades, que podem contar com os programas do Poder Legislativo, na avenida Estrela D’alva no estacionamento da Caixa Econômica Federal.

Por conta do feriado prolongado, as atividades começaram nesta quarta-feira (21) e seguem até a sexta-feira (23), das 8h às 12h e das 14h às 17h. A programação conta com os serviços ofertados pelo Chame (Centro Humanitário de Apoio a Mulher), Procon Assembleia e Fiscaliza Roraima.

O Chame está repassando informações sobre a violência doméstica, Lei Maria da Penha e o serviço da unidade, com uma equipe composta por advogada, assistente social e psicóloga. Já o Procon Assembleia está à disposição para tirar as dúvidas da população sobre os direitos e os deveres do consumidor.

Além disso, as pessoas podem registrar uma denúncia sobre qualidade dos serviços públicos oferecidos à comunidade em geral por meio do projeto Fiscaliza Roraima, que cobrará a resolução destes problemas na esfera estadual. Além disso, jovens e adolescentes de escolas próximas são convidados para participar das palestras.

O advogado do Procon, Samuel Weber, destaca que essa ação aproxima a Assembleia da população. “Enquanto ocorrem atendimentos na tenda, uma equipe está visitando os moradores para ouvir as demandas e convidá-los para participar desta programação”.

Essa é a terceira edição da ação neste semestre, que já prestou atendimento para os moradores do bairro Silvio Botelho e residencial Vila Jardim. O próximo bairro a ser visitado será o Asa Branca, de 26 a 30  de novembro.

 

VANESSA BRITO

SupCom ALE-RR

Programa Abrindo Caminhos inicia período de rematrícula

Instituição atende cerca de 1,8 mil crianças e adolescentes em atividades artísticas e esportivas

Foto: SupCom ALE-RR

Pais ou responsáveis por alunos inscritos no programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima, devem ficar atentos ao cronograma para renovação de matrículas, que iniciou nesta quarta-feira (21). Atualmente, a instituição atende cerca de 1,8 mil crianças e adolescentes de 5 a 17 anos em atividades artísticas e esportivas.

A intenção, conforme explicou a coordenadora do programa, Viviane Lima, é atualizar os dados cadastrais dos atendidos e verificar se houve mudança de endereço, números para contato ou até mesmo a mudança de turno escolar. Para facilitar o processo e evitar tumultos, a coordenação distribuiu a rematrícula por modalidade.

“É sempre muito importante que nós tenhamos aqui no nosso cadastro essa atualização, tanto do endereço, quanto dos telefones”, enfatizou Viviane. Com a rematrícula dos alunos, a equipe técnica do programa Abrindo Caminhos poderá programar as atividades para o próximo ano, incluindo a inserção de novos integrantes.

Além do futebol, teatro, balé, jazz, jiu-jitsu, coral e ginástica rítmica, há o curso de informática. Neste último caso, em específico, não há renovação de matrículas, pois quem termina a etapa básica, automaticamente segue para o avançado.

Para a rematrícula, os pais devem levar a documentação necessária caso tenham trocado de endereço e/ou telefone. “A gente pede aos pais que tenham mudado de endereço, mudado de telefone, ou também se a criança tiver mudado o turno escolar, é importante que os responsáveis tragam a cópia do novo comprovante de endereço e também a declaração escolar”, reforçou a coordenadora.

O Abrindo Caminhos funciona de segunda a sexta-feira, na avenida São Sebastião, nº 883, no bairro Cambará. A rematrícula ocorre das 8h às 12h e das 14h as 17h30. Mais informações pelo 0800 095 0047 ou 98402-5014.

Confira as datas para renovação de matrículas

Período

Modalidade

21 a 23 de novembro

Futebol

Teatro

26 a 30 de novembro

Balé

Jazz

3 a 7 de dezembro

Jiu-Jitsu

Coral

Ginástica Rítmica

 

 

YASMIN GUEDES

SupCom ALE-RR