ÁGUA, LUZ E INTERNET – Consumidores têm direito a desconto pelos serviços não prestados

Empresas são obrigadas a oferecer compensações para o consumidor em caso de interrupções acima de 30 minutos

 

Foto: Alex Paiva/SupCom ALE-RR

A artesão Vilma Daré vende seus produtos pela internet e sofre com a má prestação do serviço

 

Problemas relacionados à falta de internet, energia elétrica e água são comuns no Estado. O que muitas pessoas não sabem é que a interrupção no fornecimento destes serviços, por mais de 30 minutos, garante ao consumidor o direito ao desconto no valor cobrado na fatura, conforme alerta o Procon Assembleia.

 

De acordo com a diretora do Serviço de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, Eumaria Aguiar, os consumidores precisam ficar atentos a qualquer contrato relacionado à prestação de serviços e se necessário, cobrar uma compensação pelo não fornecimento.

 

“Em caso de falhas nesse serviço, o consumidor tem o direito a pleitear junto à empresa que não prestou o serviço corretamente, a indenização ou compensação do valor do serviço que não foi prestado. É feita uma média do valor total e descontados os momentos em que aquele serviço que não foi usado. Esta é a regra”, explicou Eumária.

 

Moradora da região do Monte Cristo, zona rural de Boa Vista, Vilma Daré, de 54 anos, é artesã e costuma vender seus produtos pela internet. O que para ela deveria ser uma ferramenta de praticidade se tornou uma verdadeira dor de cabeça. “Aqui a internet só pega de vez em quando. Tento enviar as fotos e mensagens para os meus clientes e só chega no outro dia. Já liguei várias vezes para a empresa, eles arrumam e depois volta tudo ao que era antes”, ressaltou Vilma.

 

Em casos como esses, o Procon Assembleia orienta que os consumidores reclamem junto às empresas, prestando sempre atenção ao número do protocolo, ao horário que ligou, com quem falou. Estes detalhes servirão de respaldo para o cliente caso a empresa não tome uma providência. Neste caso, a denúncia deve ser feita nas agências nacionais que regulam os serviços. 

 

Eumária orienta que a população também preste atenção na conta de energia e de água com relação ao consumo. “Às vezes, as pessoas pagam pelo valor de uma tarifa sem se dar conta de observar o quanto consumiu. É necessário que a gente comece a observar mais, a fiscalizar enquanto consumidor para que a gente possa saber o que estamos pagando”, concluiu.

PROCON ASSEMBLEIA – Em casos de dúvidas ou reclamações, o consumidor também pode procurar o Procon Assembleia, localizado na Rua Agnelo Bittencourt, 232, Centro. Mais informações pelo 0800 095 0047.

 

 

JÉSSICA SAMPAIO

SupCom ALE-RR

Deputado mais novo pretende focar em ações para a juventude

Neto Loureiro é formado na área da saúde, o que também fará com que ele tenha um olhar mais atento para esta área do serviço público

 

Foto: SupCom ALE-RR

 

Neto Loureiro é o mais novo entre os deputados estaduais, e aos 23 anos, afirmou que pretende defender a proposição de políticas voltadas para a juventude. O jovem, que é odontólogo, também focará sua atuação em pautas voltadas à saúde.

José Hamilton Gomes Loureiro Neto é amazonense e se formou em odontologia pela Faculdade Cathedral. Não só ele como a família é da área da saúde, motivo pelo qual esta foi a principal bandeira da campanha dele. Uma das propostas previstas é voltada a pacientes com HIV. “Sabemos de algumas dificuldades que eles têm, e que por falta de conhecimento ou de interesse do Poder Público não foram atendidas. Vamos atuar em cima disso”.

Outra questão que preocupa o parlamentar na área da saúde é a dificuldade que a população enfrenta para conseguir atendimento. “Todas as unidades de saúde precisam ser melhoradas. Precisamos garantir o mínimo de abastecimento de medicação e material médico-hospitalar, o que não temos atualmente”.

Para a juventude, o deputado almeja desenvolver projetos que auxiliem na preparação para o mercado de trabalho, que está a cada dia mais acirrado. “Vejo que faltam oportunidades para os jovens, principalmente para os desejam ter o próprio negócio. Vou trabalhar para que haja novas alternativas de trabalho, principalmente na área do empreendedorismo”, destacou.

Esta é a primeira vez que Loureiro ocupará um cargo público. “Me sinto com grande responsabilidade por representar os jovens no parlamento”, concluiu.

SUEDA MARINHO

SupCom ALE-RR

ALE-RR – Nova legislatura inicia trabalhos dia 15 de fevereiro

Assembleia Legislativa teve renovação de 41% dos deputados, e retomará atividades composta por parlamentares mais jovens, com maior representação feminina e maior grau de instrução

Foto: SupCom ALE-RR

 

Dois deputados com menos de 30 anos de idade, o dobro de mulheres na bancada feminina, 10 eleitos e 14 reeleitos. É com esta composição que a Assembleia Legislativa iniciará a 8ª Legislatura pelos próximos quatro anos.  O retorno das atividades está previsto para o dia 15 de fevereiro de 2019, tendo como primeiro desafio a votação do Orçamento para 2019.

Em 2018, a idade média dos parlamentares era 48,8 anos, enquanto neste ano, este número reduziu para 42,9 anos. Os deputados Neto Loureiro (PMB) e Tayla Peres (PRTB) têm idade de 23 e 27, respectivamente, sendo os mais jovens da atual bancada. Sete possuem idades entre 30 a 39 anos; oito estão entre 40 a 49 anos; quatro têm idade entre 50 a 59; e dois, Aurelina Medeiros (PODE) e Gabriel Picanço (PRB), estão acima de 60 anos.

A presença da mulher no parlamento roraimense foi outra mudança após o pleito de 2018, pois subiu de três para seis deputadas eleitas, sendo a maior bancada feminina da Casa até então.

Oitenta por cento dos deputados possuem ensino superior, o que representa 18 dos 24 parlamentares. Desses, 11 são bacharéis em Direito, enquanto os demais em Pedagogia, Administração, Economia, Odontologia, Segurança Pública, Ciências Contábeis e Medicina Veterinária.

Entre os parlamentares com maior grau de instrução estão as deputadas Lenir Rodrigues (PPS), doutora em Direito Internacional; Aurelina Medeiros (Podemos), mestre em Sociologia; Betânia Medeiros, especialista em Docência de Ensino Superior e doutoranda em Direito; e o deputado Evangelista Siqueira (PT), pós-graduado em Gestão Escolar Pública e Políticas Públicas.

A oitava legislatura terá representantes de 16 partidos políticos, divididos da seguinte maneira: Solidariedade (3), Partido Republicano Brasileiro – PRB (3), Movimento Democrático Brasileiro – MDB (2), Partido Renovador Trabalhista Brasileiro – PRTB (2), Partido Trabalhista Cristão – PTC (2), Patriota – PATRI (2), Partido Comunista do Brasil – PCdoB (1), Partido Trabalhista Brasileiro – PTB (1), Partido dos Trabalhadores – PT (1), Partido Verde – PV (1), Podemos – PODE (1), Partido Socialista Brasileiro – PSB (1), Partido Progressista – PP (1), Partido da Mulher Brasileira – PMB (1), Partido Popular Socialista – PPS (1) e Partido Republicano Progressista – PRP (1).

 

SupCom ALE-RR