Comissão se compromete a intermediar uma solução para trabalhadores terceirizados e da Codesaima

Deputados pedirão das terceirizadas uma planilha com o valor devido pelo Governo para tentar uma negociação; presidente da Codesaima será convocado para esclarecimentos

Deputados estaduais intermediarão uma solução para o problema de trabalhadores da Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima), empresas terceirizadas e de concurseiros. No final da manhã desta quinta-feira (28), os membros da Comissão Especial Externa criada especificamente para esta finalidade se reuniram com representantes de cada categoria para ouvir as demandas deles.

A principal queixa dos terceirizados foi com relação ao atraso nos salários, que na maioria dos trabalhadores chega a oito meses. O representante da empresa Haiplan, que presta serviços para o Estado nas áreas da Saúde e Educação, relatou que há funcionários que há mais de um ano não recebem. “Tem empresas de vigilantes que estão há um ano sem receber. Nossa situação financeira é decadente porque nós moramos de aluguel e está atrasado. Temos contas de loja atrasadas, telefone atrasado e ainda tem gente que está com contas bloqueadas.”

Com relação à situação dos servidores da Codesaima, o presidente do Sintraima, Francisco Figueira destacou que a cada dia a situação dos servidores se agrava. “Ontem fomos pegos de surpresa quando 88 funcionários concursados da Codesaima foram informados pelo presidente que iriam ter que assinar um aviso prévio e posteriormente as suas demissões.”

A reunião também contou com representantes de trabalhadores da Companhia Energética de Roraima (Cerr), que afirmam ter direitos trabalhistas a receber após terem sido demitidos.

Os deputados que estiveram presentes na reunião ouviram as demandas de cada representante e apontaram soluções. Quanto aos terceirizados, o deputado Nilton do Sindpol (Patri), presidente da comissão, disse que uma notificação será apresentada aos representantes das empresas para que o Executivo negocie as dívidas. “Queremos que as empresas apresentem uma planilha com os valores devidos e com isso, iremos apresentar uma proposta de negociação dessas dívidas com o Poder Executivo para ver se conseguimos chegar a um consenso.”

Conforme o vice-presidente da comissão, deputado Renato Silva (PRB), o diretor-presidente da Codesaima será convocado em sessão plenária para prestar esclarecimentos. “Vamos pedir o relatório de despesas com servidores comissionados e efetivos e ver se podemos cortar em outro setor e não neles. Iremos tentar um entendimento e, apesar de ser um ato dos servidores do Estado, o Legislativo está se fazendo presente em busca de soluções.”

CONCURSADOS – Outra pauta discutida na reunião foi a situação dos candidatos no concurso da Polícia Militar, que reivindicaram a continuidade do certame. “Essa comissão foi criada com a finalidade de ouvir esses representantes servidores da Codesaima, terceirizadas, da Cerr e também agora da Polícia Militar buscar um canal de diálogo com governo”, disse o relator da Comissão Externa, deputado Soldado Sampaio (PCdoB).

A Assembleia Legislativa de Roraima se comprometeu a ajudar o Poder Executivo para que o concurso da Polícia Militar não fosse cancelado. O deputado Renato Silva disse que o concurso não gerará despesa para o Governo neste ano. “Fizemos o congelamento do orçamento do Estado para garantir uma economia de R$ 54 milhões. Sabemos que esse concurso da PM não iria trazer nenhuma despesa esse ano, porque as etapas irão demorar para acontecer e não iria acarretar custos agora”, finalizou.

Fazem parte da Comissão Especial Externa os deputados: Nilton do Sindpol (Patriota), Renato Silva (PRB), Jeferson Alves (PTB), Soldado Sampaio (PCdoB), Coronel Chagas (PRTB), Aurelina Medeiros (Podemos) e Renan Filho (PRB).

Texto: Jéssica Sampaio

Foto: Alex Paiva