Deputados aprovam Moção de Aplausos ao indígena Dilson Ingarikó

Proposta pela deputada Ione Pedroso, honraria homenageia professor aprovado com nota máxima em mestrado no Rio de Janeiro

O plenário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou, na manhã desta quinta-feira (28), uma Moção de Aplausos em homenagem ao indígena Dilson Ingarikó, selecionado com nota máxima para o mestrado em Ciência Jurídica e Sociologia da Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro. A proposição é de autoria da deputada Ione Pedroso (Solidariedade).

“É com muito orgulho que falo do Dilson, que saiu da maloca ainda criança, aprendeu a falar português, foi vereador no município do Uiramutã e secretário de Estado. Ele é um exemplo para os nossos jovens, não somente para os indígenas, mas para todos nós”, disse a parlamentar.

Professor indígena formado pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e fundador do Conselho do Povo Indígena Ingarikó (Coping), Dilson elaborou um projeto de pesquisa, cujo o título é na língua materna Terra de Siikë: Etnoregião Ingarikó Wîi Tîpî, que fará um estudo sobre o Parque Nacional do Monte Roraima, onde vivem os indígenas da etnia dele.

Com uma história de superação, Dilson Ingarikó, é natural da comunidade Manalai, na reserva indígena Raposa Serra do Sol, no município de Uiramutã, a 319 km de Boa Vista, próximo aos montes Caburaí e Roraima, na tríplice fronteira Brasil, Guiana e Venezuela. Formado em Direito, Dilson também ocupou cargo de primeiro escalão no Governo do Estado e um mandato eletivo em Uiramutã.

Texto: Marilena Freitas

Foto: Alex Paiva e Eduardo Andrade