DOAÇÃO DE SANGUE – Projeto propõe prioridade e meia entrada em eventos para doadores regulares

Proposta do deputado Neto Loureiro busca acabar com a cultura do doador somente por razões pessoais ou em casos de urgência

Benefícios como a meia entrada em cinemas e teatros, além de preferências em bancos e casas lotéricas são algumas das vantagens previstas no projeto de lei de autoria do deputado Neto Loureiro (PMB), protocolado nesta semana na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). O objetivo é estimular a doação de sangue regular para aumentar o estoque do Hemocentro do Estado de Roraima.

A proposta busca acabar com a cultura do doador de reposição, ou seja, aquele que doa somente por razões pessoais e ou em casos de urgência. Neto explica que em épocas como o carnaval, o Hemocentro está sempre realizando campanhas por conta do baixo estoque. “Nós vemos que o Hemocentro está sempre em busca de doadores, principalmente com a chegada de feriados, por isso vemos que esse projeto é uma maneira de incentivar as pessoas a doarem sangue regularmente”, disse o deputado.

Caso aprovado, o projeto concederá benefícios aos doadores, o que de acordo com a proposta, não tem nada a ver com a remuneração do ato e sim uma maneira de estimular a ação por meio de uma vantagem jurídica.

Conforme o parlamentar, esses incentivos já existem em outros estados. “O incentivo acontecerá por meio de benefícios, como as pessoas terem preferências em bancos e lotéricas, supermercados e pagarem meia entrada em teatros e cinemas”, destacou o deputado.

Pelo projeto, para receber os benefícios, o doador tem que ter doado pelo menos três vezes no último ano. “Esse benefício terá um prazo de validade, para que todo ano você renove esses benefícios”, concluiu o deputado.

O projeto passará por análise pelas comissões da Casa, e após isso pode ser levado para votação em plenário.

Texto: Jéssica Sampaio

Foto: Alex Paiva

SupCom ALE-RR

Em reunião na ALE, governo japonês anuncia doação de equipamentos à maternidade

Assembleia Legislativa acompanhará o repasse, para garantir o efetivo funcionamento dos itens em benefício da população

 

A cônsul-geral do Japão em Manaus, Hitomi Sekiguchi, foi recebida pelo segundo-vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jeferson Alves (PTB) nesta sexta-feira (1), para obter informações sobre a situação do Estado perante a imigração venezuelana e os trabalhos da Casa voltados ao cidadão.

No encontro, a representante do Governo Japonês anunciou a vinda de recursos para compra de equipamentos para abastecer o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, a única maternidade pública de Roraima. “É uma ajuda financeira oriunda do imposto do povo do Japão, que fica muito sensibilizado com os esforços dos governos locais, com as entidades que ajudam na melhoria da vida das pessoas, na ajuda humanitária”, disse a cônsul.

A Assembleia Legislativa acompanhará o processo, para garantir que os itens sejam de fato revertidos em benefício para a população. A cônsul afirmou que o contrato será firmado no dia 13 de março junto ao Governo do Estado. Em visita a Roraima, primeiro da Federação a receber a visita oficial de Hitomi, a cônsul conheceu a Operação Acolhida, se reuniu com autoridades na intenção de coletar mais informações sobre a onda imigratória. “Leio muito os noticiários, mas eu precisava conhecer de perto essa realidade”, disse, ao agradecer o apoio dado pela Assembleia Legislativa.

Para o deputado Jeferson Alves, a visita representou a preocupação do Governo Japonês com a situação vivenciada em Roraima devido a crise na Venezuela. “Tivemos a oportunidade de relatar a ela a crise no país vizinho e também para poder ouvir que o Governo do Japão está sensível à causa do povo venezuelano, povo roraimense, e estará mandando uma ajuda a nossa maternidade. Fiquei muito feliz com isso. O povo agradece”, destacou.

Acompanhado dos deputados Renan Filho (PRB) e Tayla Peres (PRTB), o parlamentar aproveitou a oportunidade para mostrar à cônsul os programas permanentes da Assembleia Legislativa como o Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), Procon Assembleia, Fiscaliza Roraima e Abrindo Caminhos.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Alex Paiva

SupCom ALE-RR

DIA DA MULHER – Procuradoria Especial realiza programação em três municípios

Boa Vista, Caracaraí e Alto Alegre receberão palestras e apresentação musical

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, a Procuradoria Especial da Mulher, do Poder Legislativo, realiza uma programação em Boa Vista, Alto Alegre e Caracaraí. As atividades contam com palestras, atendimento multidisciplinar pela equipe do Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), e uma homenagem às mulheres que desenvolvem trabalhos de destaque no Estado.

“É uma forma de reconhecermos o trabalho das mulheres em várias áreas, e dizer que elas podem ser um exemplo de luta, para que possamos continuar nessa busca pelo empoderamento das mulheres”, explicou a procuradora Especial da Mulher, deputada Lenir Rodrigues (PPS).

A solenidade chamada Mulheres de Destaque será realizada no dia 8, a partir das 9h, no Plenário Noêmia Bastos, da Assembleia Legislativa de Roraima. Serão homenageadas mais de 100 profissionais que atuam em diversos setores em Roraima. Elas receberão um diploma de reconhecimento. Haverá apresentação musical, e palestra sobre Feminismo na Contemporaneidade com a professora Frances Rodrigues.

Caracaraí

No mesmo dia, a partir das 15h, no município de Caracaraí, a programação começa com a palestra sobre a Importância da Saúde Feminina, Cuidados com o Corpo e da Mente, sendo conduzido pelo enfermeiro Felipe Ramos e a psicóloga Jane Meire.  Às 16h, a deputada Lenir Rodrigues ministrará uma palestra sobre a importância da mulher na sociedade.

Às 16h30, haverá corte de cabelo, automaquiagem, designer de sobrancelhas, e o atendimento multidisciplinar do Chame. Às 18h, a programação encerra com apresentação do coral Abrindo Caminhos. O Núcleo da Assembleia Legislativa está localizada na avenida Presidente Kennedy, 1115, Centro.

Alto Alegre

No dia 15, o Núcleo da Assembleia em Alto Alegre em parceria com a Procuradoria, realiza a partir das 13h30, uma palestra sobre Violência Doméstica e a Saúde da Mulher. A unidade fica localizada na localizado na Avenida João XXIII, s/n, no centro. Mais informações pelo telefone 0800 095 0047.

Boa Vista

O Chame é uma das ações desenvolvidas pela Procuradoria Especial da Mulher, e vem realizando um séries de palestras sobre violência doméstica, tipos de violência e a rede de atendimento. Confira as próximas palestras:

– Dia 1º (sexta-feira) –  no Hospital das Clínicas, das 8h20 às 9h, e das 14h20 às 15h.

–  Dia 7, no Instituto Federal de Roraima (IFRR), às 9h30.

– Dia 11, na Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

– Dia 13, no Centro de Referência de Assistência Social (Crás) do município de Mucajaí, às 14h.

Texto: Vanessa Brito

Foto: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR