Em reunião na ALE, governo japonês anuncia doação de equipamentos à maternidade

Assembleia Legislativa acompanhará o repasse, para garantir o efetivo funcionamento dos itens em benefício da população

A cônsul-geral do Japão em Manaus, Hitomi Sekiguchi, foi recebida pelo segundo-vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jeferson Alves (PTB) nesta sexta-feira (1), para obter informações sobre a situação do Estado perante a imigração venezuelana e os trabalhos da Casa voltados ao cidadão.

No encontro, a representante do Governo Japonês anunciou a vinda de recursos para compra de equipamentos para abastecer o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, a única maternidade pública de Roraima. “É uma ajuda financeira oriunda do imposto do povo do Japão, que fica muito sensibilizado com os esforços dos governos locais, com as entidades que ajudam na melhoria da vida das pessoas, na ajuda humanitária”, disse a cônsul.

A Assembleia Legislativa acompanhará o processo, para garantir que os itens sejam de fato revertidos em benefício para a população. A cônsul afirmou que o contrato será firmado no dia 13 de março junto ao Governo do Estado. Em visita a Roraima, primeiro da Federação a receber a visita oficial de Hitomi, a cônsul conheceu a Operação Acolhida, se reuniu com autoridades na intenção de coletar mais informações sobre a onda imigratória. “Leio muito os noticiários, mas eu precisava conhecer de perto essa realidade”, disse, ao agradecer o apoio dado pela Assembleia Legislativa.

Para o deputado Jeferson Alves, a visita representou a preocupação do Governo Japonês com a situação vivenciada em Roraima devido a crise na Venezuela. “Tivemos a oportunidade de relatar a ela a crise no país vizinho e também para poder ouvir que o Governo do Japão está sensível à causa do povo venezuelano, povo roraimense, e estará mandando uma ajuda a nossa maternidade. Fiquei muito feliz com isso. O povo agradece”, destacou.

Acompanhado dos deputados Renan Filho (PRB) e Tayla Peres (PRTB), o parlamentar aproveitou a oportunidade para mostrar à cônsul os programas permanentes da Assembleia Legislativa como o Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), Procon Assembleia, Fiscaliza Roraima e Abrindo Caminhos.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Alex Paiva