Proposta do deputado Neto Loureiro busca acabar com a cultura do doador somente por razões pessoais ou em casos de urgência
Benefícios como a meia entrada em cinemas e teatros, além de preferências em bancos e casas lotéricas são algumas das vantagens previstas no projeto de lei de autoria do deputado Neto Loureiro (PMB), protocolado nesta semana na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). O objetivo é estimular a doação de sangue regular para aumentar o estoque do Hemocentro do Estado de Roraima.
A proposta busca acabar com a cultura do doador de reposição, ou seja, aquele que doa somente por razões pessoais e ou em casos de urgência. Neto explica que em épocas como o carnaval, o Hemocentro está sempre realizando campanhas por conta do baixo estoque. “Nós vemos que o Hemocentro está sempre em busca de doadores, principalmente com a chegada de feriados, por isso vemos que esse projeto é uma maneira de incentivar as pessoas a doarem sangue regularmente”, disse o deputado.
Caso aprovado, o projeto concederá benefícios aos doadores, o que de acordo com a proposta, não tem nada a ver com a remuneração do ato e sim uma maneira de estimular a ação por meio de uma vantagem jurídica.
Conforme o parlamentar, esses incentivos já existem em outros estados. “O incentivo acontecerá por meio de benefícios, como as pessoas terem preferências em bancos e lotéricas, supermercados e pagarem meia entrada em teatros e cinemas”, destacou o deputado.
Pelo projeto, para receber os benefícios, o doador tem que ter doado pelo menos três vezes no último ano. “Esse benefício terá um prazo de validade, para que todo ano você renove esses benefícios”, concluiu o deputado.
O projeto passará por análise pelas comissões da Casa, e após isso pode ser levado para votação em plenário.
Texto: Jéssica Sampaio
Foto: Alex Paiva
SupCom ALE-RR