Pelo requerimento, integrantes devem ser definidos ainda nesta quarta-feira (13)
Nesta quarta-feira (13), o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Jânio Xingu (PSB), subiu à tribuna para informar que solicitou a criação de uma comissão permanente para acompanhar de perto o processo de extensão do Linhão de Tucuruí de Manaus até Boa Vista. O requerimento foi protocolado ontem (12).
O deputado liderou a comitiva de deputados de Roraima em uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta segunda-feira (11), evento que resultou no envio de uma carta ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) pedindo a extensão da linha de transmissão interligando Manaus a Boa Vista. Na ocasião o parlamentar anunciou a criação da comissão para cobrar a celeridade do processo em cada uma das instituições envolvidas.
“A proposta é formar um comissão composta por cinco deputados, que irão acompanhar o processo, em conjunto com as instituições envolvidas. Não podemos ficar de fora desta causa. O deputado Sinésio Campos [PT-AM] fez um grande evento em favor de Roraima e precisamos ter essa consideração”, afirmou o deputado.
Xingu destacou que Roraima é o único estado que não está interligado ao Sistema Nacional de Energia, e diante da crise na Venezuela, o fornecimento ao Estado se torna ainda mais preocupante. “A população paga a energia mais cara do país e não tem um fornecimento de qualidade. Precisamos urgentemente trabalhar para que Roraima seja integrado ao Sistema Nacional, pois já se passaram oito anos e ainda não temos as obras iniciadas”, enfatizou.
Na ocasião, o deputado Brito Bezerra (PP), parabenizou a participação dos envolvidos na audiência pública no Amazonas. “A energia é essencial para a população. Essa discussão vem se prolongando por anos”, disse, ao ressaltar que é necessária uma solução urgente para a questão.
Texto: Vanessa Brito
Fotos: Jader Souza e Eduardo Andrade
SupCom ALE-RR