Pular para o conteúdo

ABANDONO -Renato Silva denuncia condições da Casa do Estudante

Parlamentar apresentou indicação para que o Governo promova melhorias na unidade

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) nesta terça-feira (19), o deputado Renato Silva (PRB) denunciou as condições da Casa do Estudante, localizada no bairro Asa Branca. Segundo o parlamentar, a unidade está abandonada pelo Governo do Estado.

O parlamentar apresentou uma indicação ao Executivo pedindo a reforma e revitalização do local. Ele ressaltou que a casa é o único abrigo de jovens que se deslocam dos municípios para cursarem o Ensino Superior na capital. “Durante a campanha eu andei pelo Interior e muitos pais me falaram que o sonho deles era trazer seus filhos a Capital para estudarem. Acontece que hoje a situação da Casa do Estudante é muito triste, a casa está totalmente abandonada.”

Renato Silva ressaltou que a situação não é recente, mas que o Governo precisa fazer alguma coisa. “A casa está tomada de mato e os estudantes não têm alimentação. Eu penso que se um Governo não dá incentivo ao jovem, ao adolescente que busca um futuro melhor, o que podemos esperar de um governo desse?”, questionou.

Ele denunciou que a casa, construída na década de 90, possui funcionários lotados para a manutenção, mas que estes receberiam sem trabalhar. “Tem servidores lotados naquela casa que recebem pelo Estado e não estão efetivamente nem trabalhando no local.”

Alternativa

Em aparte, o deputado Neto Loureiro (PMB) sugeriu passar a responsabilidade da Casa do Estudante à Universidade Estadual de Roraima (Uerr). “Eu acredito que podemos fazer uma indicação ao governo para que a Uerr seja responsável pela casa. Hoje 40% das vagas, por exemplo de medicina, são destinadas a alunos que estudaram em escolas públicas do Interior e são pessoas que precisam vir para a Capital”, destacou.

O deputado Dhiego Coelho (PTC) relembrou que já se hospedou na Casa e que na época ela oferecia condições aos alunos. “Em 98 eu fui morador da Casa do Estudante. Eu morava em Bonfim, participei de uma seleção dos atletas e vim para a cidade morar. Na época existia administradores do governo, café, lanche, janta, biblioteca, salas de jogos, apartamentos novos, vigias, limpeza e manutenção”, relembrou o parlamentar. Ele informou ainda que o imóvel é administrado por uma associação de estudantes.

Orçamento

Em seu discurso, Renato Silva falou ainda sobre os recursos que o Executivo recebe e que, segundo ele, são mal administrados. “De 100% dos recursos que vêm para o Estado, 20% é para os Poderes, 80% é do Executivo. Se hoje o Executivo sofre uma crise, é por má gestão”.

Ele relembrou que Assembleia Legislativa e os demais Poderes congelaram o Orçamento de 2019, gerando economia de quase R$ 55 milhões para o Estado em 2019. “Só precisamos que o Governo cumpra a sua parte e conclua o concurso da PM que foi prometido e renegocie, ou pelo menos dê uma previsão de pagamento, para as terceirizadas. Somos a única Assembleia no país que congelou o orçamento para ajudar o Governo”, concluiu.

Texto: Jéssica Sampaio

Foto: Alex Paiva/ Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas