Deputado Soldado Sampaio é o novo líder do Governo na Assembleia Legislativa

Parlamentar destacou que os interesses de Roraima devem estar acima das ideologias partidárias

O deputado Soldado Sampaio (PCdoB) é o novo líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (26) em discurso durante a sessão ordinária. Ele substitui o deputado Coronel Chagas (PRTB). Mesmo sendo de um partido de esquerda, o parlamentar disse que aceitou o convite do governador Antonio Denarium (PSL), considerada uma sigla de direita, por entender que os interesses de Roraima devem estar acima de ideologias partidária.

“De fato, ideológica e partidariamente é uma contradição, e não dá para tapar o sol com a peneira, mas pensando no bem estar de Roraima é que aceitei assumir a liderança do Governo”, justificou Sampaio.

Ele afirmou que o fato de ser líder não o deixa inerte às bandeiras de luta do PCdoB como, por exemplo, ser contrário à reforma da previdência, em pauta na agenda do Congresso Nacional.

“Deixei claro ao governador que não abro mão da minha história, da minha luta e das minhas promessas de campanha. O partido do governador defende a reforma da previdência, que sou radicalmente contra. Mas também não vivo alheio aos problemas do Estado, e pelo um viés partidário, não posso torcer para dar errado”, reforçou, ao citar que há questões pendentes e urgentes para serem resolvidas como segurança pública e energética, saúde e educação.

Vários deputados, em aparte, parabenizaram o parlamentar e desejaram sucesso, mas também cobraram um planejamento e um projeto de governo que traga desenvolvimento sem esquecer a parte social. “O governo precisa avançar no discurso de prosperidade. A fome é mais rápida que a geração de emprego, e as pessoas na periferia estão esperando algo, por exemplo o vale-alimentação. São quase R$ 6 milhões [em atraso] e ainda não foi paga nenhuma parcela”, criticou o vice-presidente da Casa, Jânio Xingu (PSB).

O deputado Coronel Chagas (PRTB) também desejou sucesso e aproveitou a ocasião para explicar os motivos que o levaram a deixar a liderança, embora continue fazendo parte da base aliada do governo.

“Pedi para ser substituído por discordar de alguns pontos da reforma administrativa e do cancelamento dos concursos públicos da Segurança Pública, pois Boa Vista é uma das cidades mais violentas do país, e a nossa bandeira foi pela realização de concursos públicos”, defendeu.

Texto: Marilena Freitas

Fotos: SupCom ALE-RR

SupCom ALE-RR – 26.03.2019

Brito Bezerra é escolhido para cargo de conselheiro do TCE-RR

Parlamentar foi votado pelos 23 deputados presentes na sessão plenária

O cargo de conselheiro do TCE-RR (Tribunal de Contas do Estado de Roraima) será ocupado pelo deputado Brito Bezerra, eleito por unanimidade na Assembleia Legislativa de Roraima na manhã desta terça-feira (26), com 23 votos.  O resultado será encaminhado para o Governo do Estado.

Ao todo, oito candidatos concorriam ao cargo vitalício do TCE. A votação do Projeto de Decreto Legislativo ocorreu de forma secreta, com a escolha individual dos parlamentares assinalada em cédula depositada em uma urna.

Para Brito Bezerra, o apoio dos colegas de parlamento será fundamental para a continuidade dos trabalhos de fiscalização, desta vez, na Corte de Contas. “Essa unanimidade se deu por conta dessa boa amizade e, é claro, pelo atendimento aos critérios estabelecidos pelo edital”, agradeceu.

Ele afirma que participará de uma reunião com os demais conselheiros para conhecer o trabalho e definir uma linha de atuação. “De uma coisa eu tenho certeza, trabalharei com probidade para que os recursos públicos, de um bilhão a um real, possam ser bem investidos em prol do cidadão de Roraima”.

Das sete vagas de conselheiro do TCE, quatro são da Assembleia Legislativa de Roraima, duas do Poder Executivo e uma do Ministério Público de Roraima.

Francisco José Brito Bezerra é empresário, formado em Agropecuária, Administração de Empresas e Direito. Nasceu na cidade de Milagres, no Ceará. Está no terceiro mandato na Assembleia Legislativa de Roraima pelo Partido Progressista (PP), eleito no último pleito com 5.307 votos.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: SupCom ALE-RR

PROCON ASSEMBLEIA – Adolescentes da Escola Penha Brasil são orientados sobre direitos do consumidor

Palestra foi realizada em forma de bate papo, abordando assuntos comuns à realidade dos estudantes

 

A aula para a turma de aceleração 8º/9º ano da Escola Estadual Penha Brasil, localizada no bairro São Francisco, foi diferente na tarde desta segunda-feira (25). A disciplina foi: Direitos Básicos do Consumidor, ministrada pelo advogado do Procon Assembleia, Samuel Weber.

Cerca de 20 alunos, com idade entre 15 e 18 anos, conheceram um pouco mais sobre o trabalho do Procon Assembleia e os direitos e deveres do consumidor, conforme a Lei 8.078/90 que institui o Código de Defesa do Consumidor no País. O encontro ocorreu na Sala de Leitura da instituição, local em que ficará um exemplar do Manual de Defesa do Consumidor, confeccionado pela Assembleia Legislativa, para consultas posteriores.

Entre os temas abordados estava a questão de tempo para devolução de produto, reembolso, arrependimento e compras pela internet. A estudante Alessandra Castelo Branco tinha um vago conhecimento sobre o código. Confessou não saber que poderia desistir de uma compra virtual e ter o dinheiro de volta. “Eu não sabia que poderiam devolver meu dinheiro se eu não me sentisse bem ou não gostasse do produto”, explicou. Com a palestra, ela afirma que poderá tirar dúvidas dos familiares e amigos.

Para o professor responsável pela Sala de Leitura, Cleodon Neto, as informações são essenciais para despertar nestes jovens a consciência dos direitos em lei. “Nossos adolescentes são consumidores desde a infância”, frisou.

Para chamar a atenção dos participantes, Samuel Weber transformou a palestras em uma roda de conversa, para que todos tivessem a oportunidade de trocar experiências e compartilhar de dúvidas. “A ideia é fazer com que eles tenham curiosidade em conhecer seus direitos e deveres enquanto consumidores. Por isso, a abordamos, por exemplo, uma ida ao supermercado, ao cinema, lugares frequentados por eles”.

As palestras são ferramentas gratuitas e disponíveis às escolas, empresas privadas, órgãos públicos, associações e outras instituições que desejam expandir conhecimentos sobre o CDC. Os interessados podem procurar o Serviço de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, localizado na rua Agnelo Bittencourt, nº 232, no Centro de Boa Vista, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Eduardo Andrade