Pular para o conteúdo

Programa Abrindo Caminhos estimula desenvolvimento por meio da informática

Aulas para crianças e adolescentes instigam aprendizado e socialização, no entanto, ferramenta deve ser usada com cautela

A informática na vida das crianças proporciona uma maior capacidade de desenvolvimento, pois o acesso à informação estimula o aprendizado. No programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), crianças e adolescentes têm a primeira aproximação com computadores durante as aulas oferecidas de forma gratuita.

Conforme a professora de informática do Abrindo Caminhos, Flávia Alves, é importante que as crianças tenham o acesso ainda cedo para que o conhecimento seja estimulado. “Isso desperta nelas o interesse para que além de abrir o entendimento, elas tenham uma melhor compreensão. A inserção ainda cedo é super importante, porque vivemos em um mundo digital e muitas dessas crianças às vezes em casa não têm essa oportunidade.”

Os benefícios da informática para os alunos vão além de proporcionar conhecimento. De acordo com Flávia, os conteúdos servirão também para a futura vida profissional. “Aqui elas conseguem ter um acesso direcionado para algo que elas vão utilizar não só agora, mas levar para a vida profissional”, explicou.

As dinâmicas utilizadas por Flávia nas aulas vão desde brincadeiras e jogos educativos para que os alunos fixem os conteúdos direcionados e sob seu monitoramento.

Natural da Venezuela, Adriannys Diaz, de 13 anos, destaca que nunca teve contato com o computador no país vizinho, e as aulas de informática do Abrindo Caminhos têm lhe ajudado. “Eu não sabia muito por não ter aulas de informática, que hoje me ajuda nos trabalhos, na escola e como eu sou de outro país, então se faz mais fácil que antes.”

Cuidados com o excesso

A professora ressalta que os pais também precisam ter um controle do que os filhos acessam na internet, para que o mau uso das ferramentas não prejudique as crianças. “A gente pede que os pais monitorem os filhos com relação aos que eles assistem ou acessam, porque isso pode trazer sérios malefícios, se usado da maneira errada”, enfatizou.

A psicóloga do Abrindo Caminhos, Lauany Leal, alerta que embora a informática seja benéfica na vida das crianças e adolescentes, o acesso exagerado e sem controle pode levar a consequências negativas. “Nós sabemos da fragilidade hoje da rede, onde cada vez mais pessoas tentam persuadir através desse meio da internet.”

Conforme Lauany, para um melhor acompanhamento dos pais com relação ao desenvolvimento dos filhos, o Abrindo Caminhos oferece rodas de conversa. “Conseguimos identificar o que os pais dos nossos alunos estavam pensando e chegamos a um denominador comum de dar a liberdade, mas na quantidade e hora determinada”, concluiu.

Abrindo Caminhos

O programa do Poder Legislativo atende crianças e adolescentes, com idade entre 5 e 17 anos, nas modalidades de futebol, jazz, balé, ginástica rítmica, jiu-jitsu, informática, coral e teatro. O Abrindo Caminhos está localizado na avenida São Sebastião, nº 883, bairro Cambará. Informações pelo 98402 5014.

Texto: Jéssica Sampaio

Foto: Reprodução TV Assembleia

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas