A proposta é mostrar a importância dos cuidados com a higiene pessoal.
Ensinar a criança desde cedo sobre higiene bucal foi uma das propostas do programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima, em uma ação realizada nesta terça-feira (30), em parceria com a Faculdade Cathedral. As crianças de 5 a 11 anos assistiram a uma palestra sobre esses cuidados.
Eduardo Araújo de 7 anos, treina jiu-jítsu no Abrindo Caminhos, e na palestra aprendeu que deve escovar os dentes pelo menos três vezes por dia, e principalmente depois de comer doces, para não adquirir cáries. “Eu gostei, e preciso escovar os dentes bem direitinhos, nos movimentos de bolinha e trenzinho”, disse.
Na programação, o Cauê Aguiar de 9 anos foi atendido pela primeira vez por um dentista. “A palestra é muito legal, ensinaram que quando eu não escovo, os bichinhos vão estragar os meus dentes”, explicou.
A equipe composta por um dentista e acadêmicos de odontologia da faculdade, ensinou de forma dinâmica, como escovar os dentes corretamente. Na ação, a equipe fez a aplicação de flúor e odontograma, procedimento de triagem para avaliar os dentes.
A coordenadora do Abrindo Caminhos, Viviane Lima, informou que a primeira etapa é atender as crianças de 5 a 10 anos, e depois o trabalho será realizado com a faixa etária de 11 a 17 anos. Depois, a unidade pretende levar essa atividade para os núcleos da Assembleia Legislativa no Interior.
Segundo o dentista Alexandre Oliveira, a cavidade bocal é um local que têm muitas bactérias, e incentivar a criança desde cedo sobre higiene bucal diminui a chance de cáries ou outras lesões. “A saúde e o esporte estão interligadas. Estamos lidando com crianças. A proposta do Abrindo Caminhos é formar atletas com saúde bucal”, explicou.
Texto: Vanessa Brito
Foto: Alfredo Maia
SupCom ALE-RR